O atualismo Gentiliano e a política de estado: fundamentos da reforma educacional de Giovanni Gentille

Palavras-chave: Giovanni Gentile. Fascismo. Reforma educacional.

Resumo

O objetivo do texto é identificar no atualismo filosófico e na concepção de Estado de Giovanni Gentile o fundamento de sua reforma educacional e como esses elementos foram a base para a doutrina fascista de educação no advento do fascismo. O momento dessa análise está posto após o termino da Primeira Guerra Mundial, embora a Itália tenha sido um dos países vencedores, o país passava por uma crise socioeconômica e educacional. A reforma educacional proposta por Gentile foi estruturada por uma política autoritária e imperialista. O Estado surge como a encarnação do sistema escolar sendo o grande educador e centralizador das decisões sobre a educação, devendo afastar as entidades civis do processo educativo não admitindo nenhuma forma de oposição ao seu saber e naquilo que ensinava.

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Biografia do Autor

Jefferson Carriello do Carmo, Universidade de Sorocaba
Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor da Universidade de Sorocaba (UNISO). 
Ivanilson Bezerra da Silva, Universidade Brasil
Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Diretor Geral da Universidade Brasil (UNIBRASIL). 

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Publicado
2019-03-19
Como Citar
Carmo, J. C. do, & Silva, I. B. da. (2019). O atualismo Gentiliano e a política de estado: fundamentos da reforma educacional de Giovanni Gentille. Revista HISTEDBR On-Line, 19, e019013. https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653162