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O atualismo Gentiliano e a política de estado: fundamentos da reforma educacional de Giovanni Gentille
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Palavras-chave

Giovanni Gentile. Fascismo. Reforma educacional.

Como Citar

CARMO, Jefferson Carriello do; SILVA, Ivanilson Bezerra da. O atualismo Gentiliano e a política de estado: fundamentos da reforma educacional de Giovanni Gentille. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019013, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8653162. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653162. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O objetivo do texto é identificar no atualismo filosófico e na concepção de Estado de Giovanni Gentile o fundamento de sua reforma educacional e como esses elementos foram a base para a doutrina fascista de educação no advento do fascismo. O momento dessa análise está posto após o termino da Primeira Guerra Mundial, embora a Itália tenha sido um dos países vencedores, o país passava por uma crise socioeconômica e educacional. A reforma educacional proposta por Gentile foi estruturada por uma política autoritária e imperialista. O Estado surge como a encarnação do sistema escolar sendo o grande educador e centralizador das decisões sobre a educação, devendo afastar as entidades civis do processo educativo não admitindo nenhuma forma de oposição ao seu saber e naquilo que ensinava.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653162
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