O curso de pedagogia no Brasil sob o escopo do programa de Educação para Todos

Palavras-chave: Formação docente, Política educacional, Educação para Todos

Resumo

Na atual conjuntura de crise estrutural do capital, são impostas aos países pobres políticas de ajustes socioeconômicos ao atendimento das exigências de sustentabilidade do chamado “mundo globalizado”. Nesse sentido, os organismos internacionais, sobretudo a partir de 1990, passaram a eleger a educação como principal estratégia, estabelecendo paradigmas e diretrizes através de um amplo programa de Educação para Todos (EPT), que atrela o cumprimento de metas educacionais à superação das desigualdades sociais. Assim sendo, busca-se, na presente exposição, desvelar as indicações desse programa de EPT para a profissão docente e suas implicações para o curso de pedagogia no Brasil. Pautado na perspectiva da ontologia marxiano-lukacsiana, o estudo em tela, de natureza bibliográfica e documental, parte do exame de declarações e relatórios de EPT, bem como das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de pedagogia, aprovadas em 2006. Asseveramos que as reformas educacionais e, consequentemente, a formação do professor da educação básica, mormente as de cunho curricular dos cursos de pedagogia, estão condicionadas às metas de EPT, idealizadas pelo Banco Mundial via seus organismos internacionais, que atribuem importante papel à docência, tendo em vista a universalização e qualidade da educação básica nos países pobres, a exemplo do Brasil.

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Biografia do Autor

Maria Cleidiane Cavalcante Freitas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE). 

Maria das Dores Mendes Segundo, Universidade Estadual do Ceará

Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

Ruth Maria de Paula Gonçalves, Universidade Estadual do Ceará

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

José Deribaldo Gomes dos Santos, Universidade Estadual do Ceará

Doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE). 

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Publicado
2019-06-04
Como Citar
Freitas, M. C. C., Mendes Segundo, M. das D., Gonçalves, R. M. de P., & Santos, J. D. G. dos. (2019). O curso de pedagogia no Brasil sob o escopo do programa de Educação para Todos. Revista HISTEDBR On-Line, 19, e019028. https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653369

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