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O percurso da professora Maria da Glória Ribeiro Moss no Colégio Pedro II
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Palavras-chave

Colégio Pedro II
Concurso de Química
Percurso profissional
Carreira docente
Professoras no ensino secundário

Como Citar

OLIVEIRA, Paloma Rezende de; COSTA, Nailda Marinho. O percurso da professora Maria da Glória Ribeiro Moss no Colégio Pedro II: “o famoso concurso de química” (1926-1939). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019022, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8654017. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654017. Acesso em: 22 jul. 2024.

Resumo

Com base nos estudos sobre a presença feminina no Colégio Pedro II, este artigo busca dar enfoque ao percurso profissional de Maria da Glória Ribeiro Moss, a primeira professora de Química que atuou a partir de 1926 no externato desta instituição. A partir de sua história individual, buscou-se compreender as estratégias por ela utilizadas para ingressar na instituição, bem como as mudanças ocorridas na sociedade e no interior do estabelecimento de ensino que viabilizaram a inserção das mulheres no corpo docente do Colégio Pedro II, bem como no ensino secundário, até então ocupado predominantemente por homens. Na perspectiva assinalada por Ginzburg (2006), as fontes foram interrogadas no sentido de sinalizar não apenas a história individual, mas também a história coletiva e da sociedade em que essa professora esteve inserida. A dinâmica gerada por esta atividade constituiu sua subjetividade e sua reflexividade. Como se trata de uma história que inclui homens e mulheres, utilizaremos o gênero como categoria de análise de caráter relacional, buscando não dicotomizar as relações existentes, mas sim situá-las culturalmente. Nesse sentido, a análise dos concursos para a Cátedra de Química, realizados em 1934 e 1939, que teve entre seus candidatos a professora Maria da Glória, a única mulher a concorrer, nos deu indícios das relações de poder estabelecidas tanto no interior do Colégio Pedro II quanto na sociedade da época.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654017
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