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A crise do capital e a luta de classes na educação
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Palavras-chave

Crise do capital
Colégio Pedro II
Escola Sem Partido.

Como Citar

CASTRO, Matheus Rufino. A crise do capital e a luta de classes na educação: uma análise preliminar do ataque conservador ao Colégio Pedro II pelo Escola Sem Partido. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019042, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8654511. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654511. Acesso em: 11 out. 2024.

Resumo

Este estudo se tem como objetivo analisar de que forma os ataques do conservadorismo burguês à educação, especificamente ao Colégio Pedro II, se relacionam com o próprio processo da luta de classes com a agudização da crise estrutural do capitalismo. Tendo em vista que a educação se apresentou como um dos segmentos da classe trabalhadora mais dispostos ao enfrentamento com o projeto sociometabólico do capitalismo, a ofensiva conservadora por meio do projeto Escola Sem Partido almeja justamente o cerceamento das possibilidades do caráter crítico da educação. Para tanto, analisaremos o caso do Colégio Pedro II, referência na educação pública, gratuita e de qualidade, e que se sobressai como vanguarda na política de direitos humanos aos estudantes, se tornou o alvo predileto daqueles que coadunam com projeto conservador-burguês, como nos mostra a ação promovida pelo Ministério Público Federal (2017), acusando o colégio de realizar uma “doutrinação esquerdista-comunista”. Isto posto, podemos ver cada vez mais claramente os contornos da luta de classes no país e o caráter predatório do capital, em que termos como “direitos humanos, tolerância e etc.,” tornaram-se pautas doutrinadoras da esquerda.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654511
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