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A influência do humanismo na “boa educação” da mocidade brasileira
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Palavras-chave

Humanismo
Mocidade
Influência religiosa
Reforma pombalina.

Como Citar

SILVA, Fabrícia Carla de Albuquerque; LIMA, Walter Matias; DIÓGENES, Elione Maria Nogueira; FARIAS, Flávia Maria de Albuquerque Silva. A influência do humanismo na “boa educação” da mocidade brasileira: paradoxos dos ideais pombalinos. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019037, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8654552. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654552. Acesso em: 11 out. 2024.

Resumo

Este artigo tem como cerne compreender e sublinhar as problemáticas que circundam a chamada boa educação direcionada à mocidade brasileira, cujo alicerce está na tradição humanista. Nessa perspectiva, no primeiro tópico, estudam-se os elementos da gênese e dos sentidos do termo humanismo, que remontam à Antiguidade e Renascença. Para compreensão da polissemia que marca o Humanismo, foram consultados: Nogare (1985), Chacon (1980), Luckesi (1985), Cambi (1999), Bencostta (2007), Elias (1993), Hilsdorf (2006) e Melanchton [15--]. A discussão subsequente abrange as mudanças aportadas no contexto brasileiro, contrapondo inclusive ao que foi proposto na Reforma Pombalina. Nesse segundo tópico, do artigo, foi imprescindível a análise das seguintes fontes: 1. Instrucçoens para os professores de Grammatica Latina, Grega, Hebraica e de Rhetorica (1759); 2. Cartas sobre a Educação da Mocidade (1760). À guisa de considerações finais, foram sublinhadas as características do Humanismo histórico-literário e a atuação dos religiosos no perpetuamento dessa tradição no âmbito educativo, voltado para moldar o comportamento da mocidade do Oitocentos no Brasil.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654552
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