A história local ensinada na E.R.C. instituto Stella Maris, em Soure-PA (1973-1985)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8655635

Palavras-chave:

História local, Currículo escolar, Soure, ERC Instituto Stella Maris

Resumo

É intenção deste texto apresentar os modos como os conteúdos relativos à história de Soure se manifestaram na disciplina Integração Social, na E.R.C. Instituto Stella Maris a partir da reforma educacional instituída pela Lei 5.692/71 imposta pela ditadura civil militar no Brasil e no Pará. A inserção do conteúdo da história local será apresentada como elemento marcado pelas relações de poder presentes na elaboração de currículos. O conhecimento sobre o local, articulado como conteúdo escolar é tratado como resultado de disputas sociais que são estabelecidas, produzidas, negociadas e reproduzidas na escola. O texto segue destacando dois tempos de feitura curricular. O primeiro que articula as formas de fazer a história local com documentos relativos aos anos de 1974 a 1990, o segundo apresentando a documentação escolar de 1983 a 1985, apresentando os sinais de mudanças e permanências nessa história, seguindo o processo ditatorial para a redemocratização brasileira.

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Biografia do Autor

Clarice Nascimento de Melo, Universidade Federal do Pará

Professora da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Ely Carlos Silva Santos, Universidade Federal do Pará

Professor da Secretaria Estadual de Educação do Pará (SEDUC).

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Publicado

2019-12-13

Como Citar

MELO, C. N. de; SANTOS, E. C. S. A história local ensinada na E.R.C. instituto Stella Maris, em Soure-PA (1973-1985). Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019057, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8655635. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8655635. Acesso em: 25 nov. 2020.