Banner Portal
Mini-histórias
PDF

Palavras-chave

Mini-histórias
Educação infantil
Experiências

Como Citar

CARDOSO, Cristiele Borges dos Santos; CONTE, Elaine. Mini-histórias: experiências de formação e pesquisa. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e023047, 2023. DOI: 10.20396/rho.v23i00.8661282. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8661282. Acesso em: 2 maio. 2024.

Resumo

O texto aborda algumas experiências pedagógicas desenvolvidas desde 2017 e voltadas para as práticas estéticas com mini-histórias na Educação Infantil. Trata-se de discutir, por meio da pesquisa-formação, o campo sensível do agir pedagógico, para contextualizar as práticas estético-formativas de mini-histórias à criação de significados. As mini-histórias se configuram como formas de ver e narrar o cotidiano infantil, além de fazer parte da documentação pedagógica oriunda da experiência sensível do aprender com as crianças. As contribuições da investigação estão vinculadas aos processos reflexivos do agir pedagógico, em vista de aperfeiçoar as reelaborações didáticas que envolvem a leitura de imagens das questões humanas e educativas, para escutar as crianças e aprender a ser um professor pesquisador da Educação Infantil, defendendo os direitos da criança de crescer e emancipar-se com os outros.

https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8661282
PDF

Referências

ALVARADO PRADA, L. E. Pesquisa coletiva como um caminho na formação de professores. ENCONTRO DE PESQUISAS EM EDUCAÇÃO, 3., 2005, Uberaba. Anais [...]. Uberaba: UNIUBE, 2005. p. 626-637.

ALVES, R. O amor que acende a lua. 8. ed. Campinas: Papirus, 1999.

ANDRÉ, M. E. D. A. O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. 8. ed. Campinas: Papirus, 2008.

BENJAMIN, W. Rua de mão única. São Paulo: Brasiliense, 2000.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf Acesso em: 3 out. 2023.

CONTE, E.; CARDOSO, C. B. S. Experiências formativas com mini-histórias: pesquisas contemporâneas. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022a.

CONTE, E.; CARDOSO, C. B. S. Experiências Formativas de mini-histórias: olhares para fora no período da pandemia. 1. ed. São Paulo: Pimenta Cultural, 2023.

CONTE, E.; CARDOSO, C. B. S. Pesquisa-formação com mini-histórias na educação infantil. Educação e Pesquisa, v. 48, p. 1-23, 2022b. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/Y54qv6gGpKwXzpGdPLtp8kN/?lang=pt. Acesso em: 3 set. 2023.

FOCHI, P. S. Mini-histórias: rapsódias da vida cotidiana nas escolas do Observatório da Cultura Infantil - OBECI. 1. ed. Porto Alegre: Paulo Fochi Estudos Pedagógicos, 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 34. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GANDINI, L. Do início do ateliê aos materiais como cem linguagens: pensamentos e estratégias de Loris Malaguzzi. In: GANDINI, L.; HILL, L.; CADWELL, L.; SCHWALL, C. (org.). O papel do ateliê na educação infantil: a inspiração de Reggio Emilia. 2. ed. Porto Alegre: Penso, 2019. p. 27-38.

GANDINI, L.; EDWARDS, C. (org.). Bambini: a abordagem italiana à educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 2002.

GONZÁLEZ, S. S.; MARTÍN, S. C.; GONZÁLEZ, M. C. Factores de calidad determinantes de la formación práctica de los estudiantes de educación. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 27, n. 105, p. 817-838, out./dez. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/PFKDyQVP6Y3BmBbZtbS9hNp/abstract/?lang=es. Acesso em: 3 set. 2023.

JOSSO, M. C. As figuras de ligação nos relatos de formação: ligações formadoras, deformadoras e transformadoras. Educação e pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 2, p. 373-383, maio/ago. 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ep/a/s6NdjwQC6LGVHJWXNb9753R/abstract/?lang=pt. Acesso em: 3 set. 2023.

MILLER. [L’écoute]. 1986. 1 ilustração. Disponível em: https://pin.it/1Vz3f3E. Acesso em: 3 set. 2023.

MIRANDA, M. I. Pesquisa-ação escolar: uma alternativa de enfrentamento aos desafios educacionais. In: SILVA, L. C.; MIRANDA, M. I. (org.). Pesquisa-ação: uma alternativa à práxis educacional. Uberlândia: EDUFU, 2012. p. 13-28.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez, 2006.

NÓVOA, A. Relação escola-sociedade: novas respostas para um velho problema. In: SERBINO, R.; RIBEIRO, R.; BARBOSA, R. L. L.; GEBRAN, R. A. (org.). Formação de professores. São Paulo: UNESP, 1996. p. 19-40.

RANCIÈRE, J. A partilha do sensível. 2. ed. São Paulo: EXO Experimental, 2009.

SÁNCHEZ, S. A. Visualidade, produção de conhecimento e pedagogia da mirada. In: MARTINS, R.; TOURINHO, I. (org.). Processos e práticas de pesquisa em cultura visual e educação. Santa Maria: Editora da Universidade Federal de Santa Maria, 2013. p. 345-370.

SANTOS, C. B.; CONTE, E.; HABOWSKI, A. C. Pedagogia das imagens na educação infantil - mini-histórias e a documentação pedagógica. Educação em Perspectiva, Viçosa, v. 10, p. 1-16, 2019. DOI: 10.22294/eduper/ppge/ufv.v10i.8127. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/educacaoemperspectiva/article/view/8127. Acesso em: 3 set. 2023.

TURRA-DÍAZ, O.; FLORES-LUEG, C. La formación práctica desde las voces del estudiantado de pedagogía. Ensaio: aval. pol. públ. educ., Rio de Janeiro, v. 27, n. 103, p. 385-405, abr./jun. 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/9hrB3vcQmBkmBFRMZjwq5wH/abstract/?lang=es. Acesso em: 3 set. 2023.

WITTGENSTEIN, L. Culture and value. Chicago: The University of Chicago Press, 1984.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Cristiele Cardoso; Elaine Conte

Downloads

Não há dados estatísticos.