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O que queremos ensinar é mesmo clássico?
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Palavras-chave

Clássico
Pedagogia histórico-crítica
Seleção de conteúdos

Como Citar

SANTOS, Victor Ferreira Dias; MESSEDER NETO, Hélio da Silva. O que queremos ensinar é mesmo clássico? : veredas para pensar a seleção de conteúdos na pedagogia histórico-crítica. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e023012, 2023. DOI: 10.20396/rho.v23i00.8666647. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8666647. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O clássico é um dos critérios de seleção de conteúdos da pedagogia histórico-crítica. Apesar da sua relevância, vemos uma certa banalização no uso desse conceito, acompanhada de um discurso que, por vezes, faz parecer que é simples determinar o que seria o clássico em cada disciplina escolar. Para contribuir na construção de ferramentas para o processo de seleção de conteúdos, este texto tem como objetivo apresentar elementos que apontem um caminho investigativo para que cada área possa determinar com mais concretude quais seriam os clássicos. Como método, utilizamos uma análise conceitual-bibliográfica fundamentada no materialismo-histórico dialético de textos que abordam o conceito de clássico da pedagogia histórico-crítica. E, como síntese provisória, este trabalho apresenta três apontamentos para a investigação do conceito de clássico: a) conhecer a estrutura lógica do conhecimento a ser ensinado; b) entender o movimento histórico de seleção de conteúdos da disciplina específica; e c) investigar a história do desenvolvimento da ciência de referência. Por fim, apontamos a necessidade de avaliar coletivamente esses apontamentos, a fim de avançar na construção coletiva do entendimento do conceito de clássico.

https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8666647
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