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Ser professora de escola pública na segunda metade do século XIX
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Palavras-chave

História da educação
Instrução pública do século XIX
Prática docente feminina

Como Citar

BRISKIEVICZ, Danilo Arnaldo. Ser professora de escola pública na segunda metade do século XIX: a trajetória de Francisca Leite Teixeira (c.1840-1911) no Norte de Minas Gerais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e023040, 2023. DOI: 10.20396/rho.v23i00.8669953. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8669953. Acesso em: 30 abr. 2024.

Resumo

Investigamos a formação escolar de Francisca Leite Teixeira (c.1840-1911) nascida em Diamantina/MG, analisamos o processo do seu concurso público para o provimento da vaga da escola mista de Três Barras (Serro/MG) a partir de documentos governamentais e listamos e analisamos as matérias que devia dominar para se tornar professora. Contamos através de documentos encontrados em arquivos públicos (pesquisa bibliográfica e documental) o cotidiano da escola da mestra Chiquinha Leite e os dilemas da profissão docente na segunda metade do século XIX (análise histórico-crítica), em especial com as mudanças econômicas cuja abolição da escravidão de 1888 é um dos exemplos, seguida da Proclamação da República de 1889. Este estudo permite avaliar as características ético-morais necessárias para o exercício do magistério das professoras no “Brasil profundo” do Norte de Minas Gerais.

https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8669953
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