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Águas que educam
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Palavras-chave

História regional
Práticas culturais
Didática

Como Citar

CARDOSO, Maria Angélica; ALVES, Giberto Luiz; MATIAS, Rosemary. Águas que educam: as práticas culturais na organização do trabalho didático. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e023020, 2023. DOI: 10.20396/rho.v23i00.8670683. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8670683. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

O objeto aqui apresentado é o documentário Águas que Educam – o Pantanal e sua História na Pintura Sul-mato-grossense. O objetivo foi analisar a viabilidade e a relevância deste documentário, apresentado em vídeo, como recurso elaborado em busca de uma nova proposta didática. Conforme Alves (2001, p. 256) “[...] a produção de uma nova forma de organização do trabalho didático exige a incorporação de outros recursos tecnológicos que não o manual didático.” As questões que nortearam este trabalho foram: Qual o entendimento dos professores quanto à utilização de obras de artes plásticas, música e poesia no ensino da história do Pantanal, contada no documentário? Como incorporar novos recursos de modo a despertar o interesse da criança e do adolescente pelo conhecimento? Para responder às questões os procedimentos metodológicos contaram com levantamento bibliográfico e documental, análise do documentário e uma enquete que contou com a participação de 11 professores. A análise dos dados ocorreu sob as categorias universal e singular, organização do trabalho didático e práticas culturais, utilizando-se dos textos de Alves (2001, 2003, 2005, 2012, 2019), Lukacs (2005) e Marx e Engels (1983). A análise dos dados revelou não só a viabilidade como também a relevância do documentário para o processo de ensino e de aprendizado, principalmente frente às dificuldades encontradas para se trabalhar com a história regional.

https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8670683
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