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A dimensão dialética do cinema e sua contribuição para a formação humana
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Palavras-chave

Indústria cultural
Cinema
Educação
Ideologia
Cinema novo

Como Citar

CARNEIRO, Bruna Beatriz Lemes; PREVITALI, Fabiane Santana; FAGIANI, Cílson César; MORAIS, Sérgio Paulo. A dimensão dialética do cinema e sua contribuição para a formação humana. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e023018, 2023. DOI: 10.20396/rho.v23i00.8670877. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8670877. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo pretende problematizar a relação entre o cinema na sociedade capitalista e tem por objetivo evidenciar sua dimensão dialética e o seu papel educativo na formação da subjetividade dos indivíduos enquanto manifestação cultural. Embora esteja fortemente vinculado à reprodução da ideologia dominante, servindo à manutenção do sistema vigente, importa destacar o seu caráter contraditório, resultante do ato laborativo humano. Nesse sentido, o cinema traz em si uma dimensão emancipatória, voltada para a formação de uma consciência crítica em relação a realidade. Em um primeiro momento estabelecemos um diálogo com os autores da “Teoria Crítica”, Theodor Adorno e Max Horkheimer, que enfatizam a dimensão alienante da cultura na sociedade de massas. Em sequência apresentamos uma discussão sobre aspectos do “Cinema Novo” no Brasil, que inaugurou o comprometimento do cinema com a transformação social e política, buscando mostrar uma realidade que precisava ser modificada com a utilização destacada dos elementos do pensamento marxista. Tendo como referencial teórico-metodológico o materialismo histórico-dialético, buscamos apreender o seu movimento dialético do cinema e as suas particularidades histórico-sociais, constituídas no bojo das relações de classe entre capital e trabalho.

https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8670877
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