Banner Portal
Contação de história
PDF

Palavras-chave

Contação de história
Unidade social
Vigotski
Educação

Como Citar

PACHECO, Francisco Egon da Conceição; BRITTO, Luiz Percival Leme; COSTA, Sinara Almeida da. Contação de história: aprendizagens de quem narra e de quem ouve. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e023059, 2023. DOI: 10.20396/rho.v23i00.8673879. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8673879. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

Este ensaio enfoca a contação de história tendo por base a tese de que ela se realiza no movimento vivo da unidade social entre quem narra, quem ouve e a história narrada. Refutando sua concepção mais frequente de fundo subjetivista e relativista, sustenta-se, com base em Lev Vigotski, o caráter essencialmente histórico-cultural da subjetividade e da imaginação e que apenas nessa dimensão se pode compreender sua pertinência cultural e pedagógica. A contação de história não é uma atividade simples, exigindo suporte conceitual e sensibilidade artística por parte de quem conta. Pedagogicamente, a experiência cultural da criança necessita ser ampliada, pluralizada ao máximo, e a contação de história representa uma possibilidade nesta direção.

https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8673879
PDF

Referências

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. Tradução Sergio Paulo Rouanet. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 1987. p. 114-119. (Obras Escolhidas, v. I)

GIRARDELLO, G. Imaginação, arte e ciência na infância. Pro-posições, v. 22, n. 2 (65), p. 75-92, maio/ago. 2011. DOI: doi.org/10.1590/S0103-73072011000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/NzsgHwpBkM6X9gv7NvDvRWL/?format=pdf&lang=pt (Acesso em: 30 jun. 2023)

GIRARDELLO, G. Uma clareira no bosque: contar histórias na escola. São Paulo: Papirus, 2014.

GIRARDELLO, G. Voz, presença, imaginação: a narração de histórias para crianças pequenas. In: FRITZEN, C.; CABRAL, G. (org.). Infância: imaginação e educação em debate. Campinas: Papirus, 2007.

GUEVARA, J. L. (org.). El vuelo de la flecha: teoria y técnica del arte de narrar. Havana: Babieca, 2012.

MACHADO, R. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. Ilustrações de Luiz Guimarães Monforte. São Paulo: DCL. 2004.

MATOS, G. A. A arte de contar histórias e a arte-educação. In: MORAES, F.; GOMES, L. (org.). A arte de encantar: o contador de histórias contemporâneo e seus olhares. Ilustrações Tati Moés. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 111-131.

PACHECO, F. E. da C. Num tempo do era... Foi um principezinho (des)encantado: contação de histórias. Imaginação. Educação Infantil. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, PA, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufopa.edu.br/jspui/bitstream/123456789/500/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_NunTempodoEra.pdf (Acesso em: 26 dez. 2023)

PATRINI, M. de L. A renovação do conto: emergência de uma prática oral. São Paulo: Cortez, 2005.

SHEDLOCK, M. Princípios básicos. In: El vuelo de la flecha: teoria y técnica del arte de narrar. GUEVARA, J. L. (org.). Havana: Babieca, 2012. p. 181-187.

VELASCO, C. O conto tradicional da educação infantil. São Paulo: Panda Books, 2018.

VIGOTSKI, L. S. 7 Aulas de L. S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Tradução e organização Zoia Prestes e Elisabeth Tunes. Tradução Claudia da Costa Guimarães Santana. Rio de Janeiro: E-papers, 2018a.

VIGOTSKI, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VIGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. Seleção de textos José Cipolla-Neto, Luiz Silveira Menna Barreto, Maria Thereza Fraga Rocco, Marta Khol de Oliveira. Tradução Maria da Pena Villalobos. 16. ed. São Paulo: Ícone, 2018b. (Coleção Educação Crítica)

VIGOTSKI, L. S. Imaginação e criação na infância: ensaio psicológico livro para professores. Tradução e revisão técnica Zoia Prestes e Elisabeth Tunes. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2018c.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia da arte. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Tradução Claudia Schilling. Porto Alegre: Artmed, 2003.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia pedagógica. Tradução Paulo Bezerra. 1. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

VIGOTSKI, L. S. Psicologia, educação e desenvolvimentos: escritos de L. S. Vigotski. Organização e tradução Zoia Prestes e Elisabeth Tunes. São Paulo: Expressão Popular, 2021.

VYGOTSKI, L. S. História del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. In: VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas III. Edición em lengua castellana, redacción y revisión A. Alvarez y P. del Rio. 1. ed. Madrid: Visor Dis., 2000.

VYGOTSKI, L. S.; LURIA, A. R. El instrumento y el signo em el desarrollo del niño. In: VYGOTSKI, L. S. Obras Escogidas VI. Edición em lengua castellana, redacción y revisión Pablo del Rio. Madrid: Fundación Infancia y Aprendizaje, 2007.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Francisco Pacheco; Luiz Britto; Sinara Costa

Downloads

Não há dados estatísticos.