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Trabalho e ensino de história na região de Sorocaba
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Palavras-chave

Educação
Ensino de História
Trabalho

Como Citar

COUTINHO, Luciana Cristina Salvatti; CAPUCHO, Vera Alves Crispim; MARINHO, Genilson Cordeiro; ELOY, Adriana Cristina Morais. Trabalho e ensino de história na região de Sorocaba: a incidência da noção de trabalho na concepção e na prática de docentes da Rede Pública Estadual. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e023052, 2023. DOI: 10.20396/rho.v23i00.8674119. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8674119. Acesso em: 21 abr. 2024.

Dados de financiamento

Resumo

A pesquisa teve como objetivo analisar a incidência da noção de trabalho na concepção e na prática de professores(as) de História da rede pública estadual paulista da região metropolitana de Sorocaba/SP. Com fundamentação no materialismo histórico-dialético, a investigação apoiou-se na revisão bibliográfica sobre a historiografia em sua interface com as concepções pedagógicas e o ensino de história, tendo a coleta de dados advinda da aplicação de questionário estruturado junto a 57 professores(as). Dentre os resultados se evidenciou que o ensino de história é fortemente influenciado pelas novas tendências historiográficas contemporâneas de modo tácito no contexto das políticas neoliberais educacionais em curso, sobretudo as que incidem sobre o currículo escolar.

https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8674119
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