Resumo
A pesquisa teve como objetivo analisar a incidência da noção de trabalho na concepção e na prática de professores(as) de História da rede pública estadual paulista da região metropolitana de Sorocaba/SP. Com fundamentação no materialismo histórico-dialético, a investigação apoiou-se na revisão bibliográfica sobre a historiografia em sua interface com as concepções pedagógicas e o ensino de história, tendo a coleta de dados advinda da aplicação de questionário estruturado junto a 57 professores(as). Dentre os resultados se evidenciou que o ensino de história é fortemente influenciado pelas novas tendências historiográficas contemporâneas de modo tácito no contexto das políticas neoliberais educacionais em curso, sobretudo as que incidem sobre o currículo escolar.
Referências
ALVES, G. Dimensões da reestruturação produtiva: ensaios da sociologia do trabalho. Londrina: Práxis, 2007.
ANDERSON, P. O fim da História: de Hegel a Fukuyama. Rio de Janeiro, Zahar, 1992.
ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2005.
BARROS, J. D. A História cultural e a contribuição de Roger Chartier. Diálogos, DHI/PPH/UEM, v. 9, n. 1, p. 125-141, 2005. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br. Acesso em: 10 jun. 2023.
CARDOSO, C. F.; VAINFAS, R. Domínios da História: ensaios de teoria e metodologia. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
CHARTIER, R. À beira da falésia: entre certezas e inquietudes. Porto Alegre: Ed. da UFRGS, 2002.
COUTINHO, L. C. S.; CAPUCHO, V. A. C.; MARINHO, G. C. Sentidos do trabalho no ensino de história: revisão da produção científica produzida no período de 1996 a 2018. História & Ensino, v. 26, n. 2, p. 183-208, jul./dez. 2020. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/349612470_Sentidos_do_Trabalho_no_Ensino_de_Historia_revisao_da_producao_cientifica_produzida_no_periodo_de_1996_a_2018. Acesso em: 10 maio 2023.
DOSSE, F. A História em migalhas: dos "Annales" à "Nova História". A história em migalhas: dos Annales à Nova História. São Paulo: Ensaio; Campinas, SP: Ed. da UNICAMP, 1992
DUARTE, N. As pedagogias do" aprender a aprender" e algumas ilusões da assim chamada sociedade do conhecimento. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 18, set./dez. 2001. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/KtKJTDHPd99JqYSGpQfD5pj/?lang=pt#ModalTutors. Acesso em: 27 maio 2023.
DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas, SP: Autores Associados, 2016.
ENGELS, F. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. Tradução B. A. Schumann; supervisão, apresentação e notas José Paulo Netto. São Paulo: Boitempo, 2010.
FONTANA, J. História depois do fim da História. Bauru: Edusc, 1998.
MARSIGLIA, A. C. G. A prática pedagógica histórico-crítica na educação infantil e ensino fundamental. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
MARTINS, L. M. O legado do século XX para a formação de professores. In: MARTINS, L. M.; DUARTE, N. (org.). Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
MÉSZÁROS, I. A atualidade histórica da ofensiva socialista. São Paulo: Boitempo, 2010.
OLIVEIRA, M. M. D.; FREITAS, I. Currículos de História e expectativas de aprendizagem para os anos finais do ensino fundamental no Brasil (2007-2012). História Hoje, v. 1, n. 1, p. 269-304, 2012. Disponível em: https://rhhj.anpuh.org/RHHJ/article/view/11. Acesso em: 14 jul. 2023.
PIOVEZAN, P. R.; FRANCISCO, M. V.; DAL RI, N. M. A precarização do trabalho docente e o movimento sindical: atuação da Apeoesp no Estado de São Paulo de 2009 a 2014. Educação e Pesquisa, 2023, 49, e251243. Disponível em: scielo.br/j/ep/a/cqCLjS9LWJScTxfMLp4StXN/?format=pdf. Acesso em: 14 jul. 2023.
SAVIANI, D. Antecedentes, origem e desenvolvimento da pedagogia histórico-crítica. In: MARSIGLIA, A. C. G. (org.). Pedagogia histórico-crítica: 30 anos. Campinas, SP: Autores Associados, 2011.
SAVIANI, D. Apresentação. In SANTOS, C. F. dos (Org). Crítica ao esvaziamento da educação escolar. Salvador: EDUNEB, 2013. Disponível em: https://www.gepec.ufscar.br/publicacoes/livros-e-colecoes/livros-diversos/critica-ao-esvaziamento-da-educacao-escolar.pdf. Acesso em: 21 jun. 2023.
SAVIANI, D. Trabalho e educação: fundamentos ontológicos e históricos. Revista Brasileira de Educação, v. 12, n. 34, jan./abr. 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/wBnPGNkvstzMTLYkmXdrkWP/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 27 jul. 2023.
SCHMIDT, M. A. Desafios teóricos e epistemológicos na pesquisa em educação histórica. Revista Antítese, Londrina, v. 5, n. 10, jul./dez. 2012. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/14501. Acesso em: 17 jul. 2023.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2023 Luciana Coutinho; Vera Capucho; Genilson Marinho; Adriana Eloy