Banner Portal
As contribuições do grupo de estudo e de pesquisa “História, Sociedade e Educação” dos Campos Gerais-PR
PDF

Palavras-chave

Educação
HISTEDBR Campos Gerais
Grupo de estudos e pesquisas
História da educação

Como Citar

VANTITIA, Felismina João Baptista; GRACINO, Eliza Ribas; NASCIMENTO, Maria Isabel Moura; MANUEL, Amone Alfredo. As contribuições do grupo de estudo e de pesquisa “História, Sociedade e Educação” dos Campos Gerais-PR: à historiografia regional e brasileira. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e023053, 2023. DOI: 10.20396/rho.v23i00.8674148. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8674148. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

O objetivo deste trabalho é socializar os resultados da pesquisa sobre a produção colaborativa do grupo de Pesquisa História, Sociedade e Educação no Brasil, dos Campos Gerais-PR (HISTEDBR Campos Gerais) - grupo composto por professores e por acadêmicos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado), sediado na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Tendo como parceira a Universidade Rovuma, desde o ano de 2021, o grupo tem buscado expandir seus estudos, pesquisas e atividades, visando compreender a história da educação na região dos Campos Gerais, no Brasil e em Moçambique, por meio da totalidade histórica. O objetivo foi perseguido a partir da análise das teses e das dissertações produzidas pelo grupo, olhando, nestes trabalhos, para seus perfis e para as suas colaborações à história da educação regional e brasileira entre os anos de 1990-2022. Quanto à metodologia, caracteriza-se como pesquisa qualitativa, de cunho exploratório-descritivo, apoiado em base documental. A coleta de dados foi realizada por meio da busca no Banco de Teses e Dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), lócus do grupo, bem como no cadastro dos currículos dos pesquisadores, na Plataforma Lattes. O trabalho se torna relevante devido à importância do grupo para o levantamento e catalogação das fontes primárias e secundárias das Instituições Escolares de seu âmbito de estudos e, assim, melhor compreendendo a educação regional, brasileira e moçambicana. Os dados coletados pelo grupo são socializados por meio do Centro de Documentação da História da Educação no Paraná (CDHISTEDPR).

https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8674148
PDF

Referências

ALVES, L. K. A expansão do ensino no Paraná na Primeira República. 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3566. Acesso em: 22 out. 2023.

ÁNICA, J. M. Os exames escolares na transição do aluno na 10ª classe do Ensino Secundário para o título: Feedback nas provas ou testes escritos no 1° ciclo do Ensino Secundário Geral. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Rovuma, UR, 2023.

ASSANE, A. I. De memória em memória des/reconstruindo contos orais, outras sabedorias e narrativas do cotidiano popular em Moçambique. 2022. Relatório de Pós- doutorado (Pós-doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa – Ponta Grossa, 2022.

BATISTA, M. I. Mãos e mentes na arte de aprender: a memória da escola profissional ferroviária Prof. Cel. Tibúrcio Cavalcanti de Ponta Grossa (1940-1973). 2002. Dissertação, (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2002. Disponível em: https://www2.uepg.br/ppge/dissertacoes/. Acesso em: 21 set. 2023.

BIDA, G. L. O primeiro Jardim de Infância no Brasil: Emília Erichsen. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2006. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1270. Acesso em: 21 set. 2023.

BIDA, L. R. Temas transversais: mapeando a sua compreensão no trabalho docente. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2004. Disponível em: https://www2.uepg.br/ppge/dissertacoes/. Acesso em: 21 set. 2023.

BITTAR, M.; FERREIRA JUNIOR, A. Marxismo e culturalismo: reflexões epistemológicas sobre a pesquisa em História da Educação. In: XAVIER, L.; TAMBARA, E.; PINHEIRO, A. C. F. (org.). História da educação no Brasil: matrizes interpretativas, abordagens e fontes predominantes na primeira década do século XXI. Vitória: EDUFES, 2011. p. 77-107.

BRIZOLA, M. M. P. Pacto Nacional pela Alfabetização na idade certa: formação de professores alfabetizadores no âmbito da UEPG. 2021.Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3438. Acesso em: 22 out. 2023.

CAMBI, F. História da pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: UNESP, 1999.

CAMPONES. K. C. História, trabalho e educação: ensino profissionalizante do Senai Ponta Grossa. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2012. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1324. Acesso: 22 out. 2023.

CERUTTI, D. M. O hipertexto: uma nova ferramenta de apoio ao ensino-aprendizagem. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2002. Disponível em: https://www2.uepg.br/ppge/dissertacoes/. Acesso em: 22 out. 2023.

CHADZA A. R. S. Avaliação da implementação do programa de ensino secundário à distância: estudo de caso dos centros de apoio e aprendizagem de Mandimba. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Rovuma, UR, 2023.

CHAUA, R. da C. J. Sistema Nacional de Educação e a questão que prevalece: que ideologização cidadã em Moçambique? 2023. Relatório de Pós- doutorado (Pós-doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023.

CORDEIRO, S. V. A. L. A constituição da escola evangélica de Carambeí: uma instituição educacional da imigração holandesa na Região dos Campos Gerais – PR. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2006. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1319. Acesso em: 22 out. 2023.

CORDOVA, M. J. A produção da memória e o patrimônio tombado na Lapa/PR: perspectivas para o currículo escolar. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2003. Disponível em: https://www2.uepg.br/ppge/dissertacoes/. Acesso: 22 out. 2023.

CRUZ, E. T. P. Políticas públicas de formação continuada de alfabetizadores: implicações para a construção do leitor. 2018. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2719. Acesso em: 22 out. 2023.

CRUZ, M. M. P. da. Formação continuada de professores alfabetizadores: análise do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. 2016. Dissertação, (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1214. Acesso em: 22 out. 2023.

DALL’IGNA, M. B. dos S. Gestão compartilhada (APMS) no Paraná: a história da descentralização da educação do governo Jaime Lerner (1995-2002). 2007. Dissertação, (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2007. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1234. Acesso em: 22 out. 2023.

FARIA FILHO, L.; VIDAL, D. G. História da Educação no Brasil: a constituição histórica do campo (1880-1970). Revista Brasileira de História, v. 23. n. 46. p. 37-70, 2003. Disponível em: scielo.br/j/rbh/a/tDdpKPbzPmprhd9Pz5VMQHH/?format=pdf. Acesso em: 22 out. 2023.

FÜRSTENBERGER, H. C. C. A formação do professor de Matemática e a Informática Educativa. 2000. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Gr ossa, Ponta Grossa, 2000. Disponível em: https://www2.uepg.br/ppge/dissertacoes/. Acesso em: 22 set. 2023.

GARCIA, R. H. Imprensa e educação: um estudo histórico da educação na sociedade paranaense através da Revista Clube Curitibano no final do século XIX e início do século XX (1890-1912). 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3839. Acesso em: 22 set. 2023.

GASPARI, L. T., Educação e memória: imagens femininas nas “Gêmeas do Iguaçu” nos anos 40 e 50. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2003. Disponível em: https://www2.uepg.br/ppge/dissertacoes/. Acesso em: 21 set. 2023.

GONÇALVES. A. M. Francisco Ferrer Y Guardia: educação e a imprensa anarcosindicalista – “A PLEBE” (1917- 1919). 2007. Dissertação, (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2007. Disponível em: https://www2.uepg.br/ppge/dissertacoes/. Acesso em: 21 set. 2023.

GRACINO. E. R. A educação para o trabalho no processo de institucionalização do instituto das artes práticas de Castro. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1219?mode=full. Acesso em: 21 set. 2023.

GRACINO. E. R. A influência do Ethos Protestante na institucionalização da educação brasileira: um estudo sobre a Escola Americana de São Paulo (1870-1920). 2021. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2021. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3532. Acesso em: 21 set. 2023.

HOBSBAWM, E. Era dos extremos. O breve século XX: 1914-1991. São Paulo: Cia. da Letras, 1995.

JULIASSE, A. C. N. Memórias, direitos humanos e violência: Tecendo histórias de jovens e adultos em escolas Públicas Moçambicanas. 2022. Relatório de Pós- doutorado (Pós-doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022.

KRONBAUER, G. A. O processo de criação da Escola Nacional de Circo no Brasil e a continuidade dos modos de vida dentro e fora da lona. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1227. Acesso em: 21 set. 2023.

KUBASKI, L. Imigração e educação dos poloneses em Ponta Grossa, PR. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2015. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1186. Acesso em: 21 set. 2023.

LAPA, J. R. do A. A história em questão: historiografia brasileira contemporânes. Petró- polis: Vozes, 1976.

LEAL, S. do R. F. Projeto paranaense de civilização nas páginas da Revista Clube Curitibano (1890-1898). 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3138. Acesso em: 21 set. 2023.

LOMBARDI, J. C. Reflexões sobre educação e ensino na obra de Marx e Engels. Campinas, SP: [s.n.], 2010.

LUZ, K. Z. W. Do direito à educação ao direito à aprendizagem no Pacto pela Alfabetização na Idade Certa. 2017. Dissertação, (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2371. Acesso em: 21 set. 2023.

MANACORDA, M. Marx e a pedagogia moderna. 2. ed. Campinas: Alínea, 2010.

MARTINIAK, V. L. A escola normal dos Campos Gerais: a atuação do diretor segundo as diretrizes do estado. 2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2003. Disponível em: https://www2.uepg.br/ppge/dissertacoes/. Acesso em: 21 set. 2023.

MARX, K.; ENGELS, F. A Ideologia alemã. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

MORETTO, L. N., Implantação da instituição escolar pública em Ipiranga-PR: a criação do Grupo Escolar Dr. Claudino dos Santos (1914). 2020. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3328. Acesso em: 21 set. 2023.

NADAL, M. D. C. O ornitorrinco: cursinho popular na imprensa de Ponta Grossa. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2023. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3911. Acesso em: 21 set. 2023.

NASCIMENTO, M. I. M. Reconstrução histórica das instituições escolares públicas do Paraná. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 9, n. 35, 2012. DOI: 10.20396/rho.v9i35.8639623. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639623. Acesso em: 21. set. 2023.

NASCIMENTO, M. I. M.; NASCIMENTO, M. N. M. A prática social como o ponto de partida e o ponto de chegada da reconstrução histórica das instituições escolares. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, Sorocaba, SP, v. 18, n. 3, 2016. Disponível em: https://periodicos.uniso.br/quaestio/article/view/2843. Acesso em: 21 set. 2023.

NICOLAU, L. R. Avaliação baseada em competência: um estudo comparativo sobre a eficácia dos instrumentos de avaliação no Ensino Técnico Profissional em Moçambique. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Rovuma, UR, 2023.

NOGUEIRA, M. A. Educação, saber, produção em Marx e Engels. 2. ed. São Paulo: Martins Pontes, 1993.

NOSELLA, P.; BUFFA, E. As pesquisas sobre instituições escolares: o método dialético marxista de investigação. EccoS, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 351-368, jul./dez. 2008.

OLIVEIRA, L. L. de. Entre a crítica de Anita Philipovsky (1886-1967) e as contradições do Estado: a história da educação das mulheres em Ponta Grossa na Primeira República. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2607?mode=full. Acesso em: 21 set. 2023.

PADILHA, L. M. de L. A (in)existência de um projeto educacional para os negros quilombolas no Paraná: do Império a República. 2016. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2016. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1206. Acesso em: 21 set. 2023.

PADILHA, L. M. de L. Ideário Republicano nos Campos Gerais: a criação do Grupo Escolar Conselheiro Jesuíno Marcondes (1907). 2010. Dissertação, (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2010. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1304. Acesso em: 21 set. 2023.

PALHANO, I. C. A Revista O Ensino (1920-1924): a instrução pública do Paraná nos ideais de César Prieto Martinez. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3818. Acesso em: 21 set. 2023.

PERCINEY, J. O sistema educacional no Haiti: desafios para o acesso e o direito à educação pública. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3883. Acesso em: 21 set. 2023.

RODRIGUES, R. de F. G. A expansão das escolas rurais no Dissertação distrito de Itaiacoca, no município de Ponta Grossa-PR (1930-1960). 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2377. Acesso em: 21 set. 2023.

RODRIGUES, S. A. M. A concepção de língua(gem) na formação inicial de professores no curso de pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3741. Acesso em: 21 set. 2023.

SALOMÃO, R. A formação continuada de professores alfabetizadores: do Pró-Letramento ao PNAIC. 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2014. Disponível em: https://www2.uepg.br/ppge/dissertacoes/. Acesso: Acesso em: 21 set. 2023.

SANFELICE, J. L. História das instituições escolares e gestores educacionais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. especial, p. 20-27, ago. 2006. Disponível em: https://www.fe.unicamp.br/pf-fe/publicacao/4912/art4_22e.pdf. Acesso em: 21 set. 2023.

SANTOS, A. R.de J. Magistério como profissão feminina: uma trajetória histórica em Londrina da década de 1980.2003. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2003. Disponível em: https://www2.uepg.br/ppge/dissertacoes/. Acesso em: 21 set. 2023.

SAVIANI, D. Circuitos e fronteiras da História da Educação. In: SAVIANI, D. História do tempo e tempo da história: estudos de historiografia e história da educação. Campinas: Autores Associados, 2015. p. 91-104.

SAVIANI, D. História da história da educação no Brasil: um balanço prévio e necessário. São Paulo: Revista EccoS Revista Científica, v. 10, núm. esp, p. 147-167, jul. 2008, Disponível em: https://periodicos.uninove.br/eccos/article/view/1356. Acesso em: 20 jul. 2023.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associadas, 2007.

SAVIANI, D. O debate teórico e metodológico no campo da Historia e sua importância para a pesquisa educacional. In: SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. (org.). História e história da educação. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2000.

SAVIANI, D. O debate teórico-metodológico no campo da história e sua importância para a pesquisa educacional. In: SAVIANI, D.; LOMBARDI, J. C.; SANFELICE, J. L. (org.). História e história da educação. Campinas: Autores Associados: HISTEDBR, 1998. p. 7-15. (Coleção Educação Contemporânea).

SCHENELL, R. Educação e Memória: a inserção da escola no contexto histórico da cidade de Palmeira - PR no século XIX. 2004. Dissertação, (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2004. Disponível em: https://www2.uepg.br/ppge/dissertacoes. Acesso em: 21 set. 2023.

SCHRAM, A. C. Reconstrução histórica do primeiro grupo escolar dos Campos Gerais: Vicente Machado (1904). 2014. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2014. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1378. Acesso em: 21 set. 2023.

SILVA, A. J. da. O ensino secundário profissionalizantes nas décadas de 1970 E 1980: aspectos da lei número 5692/71. 2006. Dissertação, (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2006. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1247. Acesso em: 21 set. 2023.

SILVA, I. T. da. Os caminhos das políticas para a população negra no Ensino Superior: um estudo sobre a organização e a condução das ações afirmativas na Universidade Estadual de Ponta Grossa entre os anos 2013 a 2016. 2020. Dissertação, (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3322. Acesso em: 21 set. 2023.

SILVA, R. L. da. Determinações histórico-legais e concepções de Ensino Comum Nacional. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2020. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/3255. Acesso em: 21 set. 2023.

SILVA, R. L. da. Milton Santos: pensamento global e educação. 2009. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2009. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/1293/1/RenataLopes.pdf. Acesso em: 21 set. 2023.

SILVA, R. M. da. Os jornais paranaenses e a (in)visibilidade do negro e da sua educação (1853-1889). 2017. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2017. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2422. Acesso em: 21 set. 2023.

SLOTUK, C. M. A educação e escravos nas páginas do jornal "Dezenove de Dezembro" (1871-1888). 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2015. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1190. Acesso em: 21 set. 2023.

SOUSA, N. L. A trajetória intelectual de Heleieth Saffioti e “A Mulher na Sociedade de Classes” (1969), uma contraideologia à ordem patriarcal como ideia dominante. 2022. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2022. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/bitstream/prefix/3625/1/Nilvan%20Laurindo%20Sousa.pdf. Acesso em: 21 set. 2023.

TEIMOSO, A. R. Os exames escolares na transição do aluno na 10ª classe do ensino secundário geral. 2023. Dissertação (Mestrado em Educação) –Universidade Rovuma, UR, 2023.

TORRES, C. M. R. O pensamento progressista na revista Movimento da União Nacional dos Estudantes (1962-1963). 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2019. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2859. Acesso em: 21 set. 2023.

ULLER, A. S. A formação prática dos professores de Geografia egressos da UEPG: problemas e perspectivas. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2002. Disponível em: https://www2.uepg.br/ppge/dissertacoes/. Acesso em: 21 set. 2023.

URBAN, A.C. Formação docente e proposta curricular: as possibilidades para o Ensino de História nas Séries Iniciais. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2002. Disponível em: https://www2.uepg.br/ppge/dissertacoes. Acesso em: 21 set. 2023.

VALGAS, C. L. Licenciatura em Matemática: aspetos históricos e curriculares da UEPG. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2002. Disponível em: https://www2.uepg.br/demat/licenciatura-em-matematica/. Acesso em: 21 set. 2023.

ZANLORENSE M. J. Educação para o trabalho: a criação das escolas Técnicas no Paraná (1900-1950). 2013. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2013. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/1358. Acesso em: 21 set. 2023.

ZANLORENZI, C. M. P. A expressão do liberalismo na revista A Escola (1906-1910) no Paraná. 2014. 144 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2014. Disponível em: https://www2.uepg.br/ppge/teses/. Acesso em: 21 set. 2023.

ZANLORENZI, C. M. P. Estado, ideologia e educação no jornal "Tribuna dos Municípios" de Irati-PR (1954-1959). 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2006. Disponível em: https://www2.uepg.br/ppge/dissertacoes/. Acesso em: 21 set. 2023.

ZAPPIA, V. S. Utilização da programação televisiva em sala de aula: a prática nas escolas de Ponta Grossa. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2002. Disponível em: https://www2.uepg.br/ppge/dissertacoes/. Acesso em: 21 set. 2023.

ZENE, D. T. P. L., Um retrato da alfabetização pelas páginas do Jornal da alfabetizadora (1988-1996). 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2018. Disponível em: https://tede2.uepg.br/jspui/handle/prefix/2729. Acesso em: 21 set. 2023.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.

Copyright (c) 2023 Felismina Vantitia; Eliza Gracino; Maria Isabel Nascimento; Amone Manuel

Downloads

Não há dados estatísticos.