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Brincar de inventar brinquedos e brincadeiras
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Palavras-chave

Educação
Brinquedo
Brincadeira

Como Citar

SANTORO , Talita Vitória Cordasso; COSTA, Alan Victor Pimenta de Almeida Pales. Brincar de inventar brinquedos e brincadeiras: oficinas de criação para a educação infantil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021017, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8657777. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8657777. Acesso em: 27 abr. 2024.

Resumo

A proposta deste texto é apresentar e discutir os dados obtidos com uma pesquisa que fez experiências de criação de brinquedos e brincadeiras com crianças de cinco a seis anos em um espaço escolar. A investigação consistiu na elaboração e aplicação das “Oficinas de Brincar”, com o objetivo de promover encontros presenciais que levassem as crianças a construir brinquedos com materiais reciclados e caracterizá-los por meio de respostas a fichas de observação previamente elaboradas. Após a análise, os dados levantados foram discutidos, levando em conta se os brinquedos teriam resultado da reprodução de objetos previamente existentes no universo dos brinquedos infantis, ou se transpassariam para o universo da invenção, segundo leituras de Benjamin (1984), Kishimoto (1992) e Leite (2013). Observamos, contudo, mesmo nos casos de semelhanças com objetos já existentes, o processo criativo e construtivo da criança permanece atuante e significativo quando os brinquedos criados são nomeados e utilizados em novas brincadeiras. Deste modo, a brincadeira pode ser concebida como uma forma de expressão da criança frente a suas fantasias, realidades e desejos, e o brinquedo como um facilitador do processo inventivo e significativo das crianças.

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8657777
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