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Temporalidades, territórios e currículo
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Palavras-chave

Currículo
Temporalidades
Território
Ensino de história
Museu Vivo do São Bento

Como Citar

BEZERRA, Nielson Rosa; SILVA , Marta Ferreira da; LAURENTINO , Eliana da Silva. Temporalidades, territórios e currículo: contribuições para o ensino de História dos anos iniciais do ensino fundamental . Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021047, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8660278. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8660278. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O presente artigo situa-se no debate do currículo de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tendo como premissa uma educação democrática, plural e com significados para os alunos das classes trabalhadoras que vivem em Duque de Caxias, cidade da Baixada Fluminense, RJ. Para isso, buscou-se explorar a experiência do Museu Vivo do São Bento e suas diferentes perspectivas no processo de usos do contexto do território para elaborar significados, identidades e pertencimento. No texto se propõe uma articulação entre currículo, temporalidades e territórios para o ensino da História, considerando as singularidades de contextos locais e as engenhosidades cotidianas como conteúdo para o trabalho em sala de aula.

 

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8660278
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Copyright (c) 2021 Nielson Bezerra; Marta Silva; Eliana Laurentino

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