Resumo
O trabalho aqui proposto versa sobre a formação de professores na Espanha e Alemanha na década de 1980 até a atualidade O objetivo central é analisar a formação de professores na Espanha, e na Alemanha de modo comparado no campo da História da Educação. Como metodologia, utilizamos a pesquisa bibliográfica, levando em consideração os artigos de José Maria Hernández Díaz (2015) e de Pedro Goergen (1998); bem como a história comparada. O texto está organizado da seguinte forma. Na primeira seção iremos analisar a formação de professores primários na Espanha. Na segunda seção, a formação de professores primários na Alemanha e nas considerações finais apresentará convergências e divergências que há entre os dois modelos de formação de professores.
Referências
AMARAL, S. R. R. do. A formação de professores para a educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental: permanências e rupturas de correntes das dinâmicas sociais e da legislação do magistério. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 11, n. 43, set. 2011. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639931. Acesso em: 20 jan. 2019.
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GOERGEN, P. O Sistema de ensino e a formação de professores na Alemanha. In: GOERGEN, P.; SAVIANI, D. (org.). Formação de professores: a experiência internacional sob o olhar brasileiro. Campinas, SP: NUPES, 1998.
SIRINELLI, J. F. Os intelectuais. In: RÉMOND, R. (org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: FGV, 2003. p. 231-270.
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