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A disciplina história da educação nas reformas curriculares da escola normal do Pará
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Palavras-chave

História da educação
Reforma curricular
Escola normal

Como Citar

CORRÊA, Paulo Sérgio de Almeida. A disciplina história da educação nas reformas curriculares da escola normal do Pará. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019029, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8653743. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8653743. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Objetivou-se entender o processo de instituição da História da Educação enquanto disciplina integrante do currículo destinado a promover a formação do professor normalista no Estado do Pará; descrever e analisar a trajetória da História da Educação a partir das diversas reformas curriculares que afetaram o a formação do Professor Primário na Escola Normal/Instituto de Educação, no contexto paraense. Como se instituiu a disciplina História da Educação no currículo de formação do Professor Normalista no Pará? Quais os percursos dessa disciplina em decorrência das reformas curriculares que afetaram essa instituição educativa? Realizou-se pesquisa bibliográfica e documental, no período histórico de 1891-2017. Embora tenha sido instituída com estatuto próprio, sob a forma de disciplina autônoma, em diversas oportunidades a História da Educação foi excluída do currículo. Todavia, sua autonomia também sofreu empecilhos em diversas reformas curriculares, especialmente quando ocorreu a junção com a Filosofia da Educação.

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8653743
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