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A pandemia e a educação na escola pública
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Palavras-chave

Educação
Ensino remoto
Políticas educacionais
Pandemia

Como Citar

GRACINO, Eliza Ribas; SILVA, Rosiane Machado da; VAZ, Joana D Arc; LEAL, Sandra do Rocio Ferreira. A pandemia e a educação na escola pública: a dualidade do ensino e a diferença das classes sociais. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 21, n. 00, p. e021049, 2021. DOI: 10.20396/rho.v21i00.8665300. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8665300. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Este artigo busca responder a questões referentes aos impactos do “ensino remoto” em uma escola pública de educação básica na cidade de Ponta Grossa, no Estado do Paraná. Utiliza-se da análise documental nos repositórios da instituição de ensino, levantando, a partir desses documentos, as principais dificuldades dessa nova modalidade de ensino para a educação básica decorrentes da pandemia causada pelo COVID-19. Para alcançar o objetivo traçado referente à análise das contradições existentes na proposta do “ensino remoto", discorre-se sobre questões relacionadas às políticas educacionais aplicadas às escolas para a validação do ano letivo no modelo remoto. Foram tratados alguns dos muitos  desafios impostos aos docentes e à comunidade escolar no processo de ensino e aprendizagens remoto.  Conclui-se que há um descompasso entre as propostas e a realidade emergente da escola para as classes populares em relação às elites sociais que, historicamente, se beneficiam dos serviços prestados pelo Estado, movidas  pelos ideais capitalistas, consolidando o ensino dual.

https://doi.org/10.20396/rho.v21i00.8665300
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