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A biblioteca escolar no contexto da educação em tempo integral
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Palavras-chave

Educação integral
Escola de tempo integral
Biblioteca escolar
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Como Citar

PEREIRA, Raimundo Solano Lira; COLARES, Anselmo Alencar. A biblioteca escolar no contexto da educação em tempo integral . Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019051, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8654832. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654832. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta dados de uma pesquisa sobre biblioteca escolar no município de Santarém/PA, especificamente sobre os estudos recentes acerca da biblioteca escolar e o lugar que ocupa no Projeto Político-Pedagógico de uma Escola Municipal de Ensino Fundamental de Tempo Integral, considerando que este documento exemplifica e materializa a expressão de valores transmitidos para as comunidades interna e externa, a formação humana pretendida pela escola e os objetivos e metas que se almejam atingir quando da utilização de recursos e métodos adotados para a mobilização de esforços da escola.  Os dados decorrem de pesquisa documental e bibliográfica e de consulta ao banco de dissertações de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGE/Ufopa).  Serão apresentados, num primeiro momento, aspectos conceituais da educação integral e da escola de tempo integral, destacando pressupostos teóricos e referências sobre o assunto no Brasil; e citados alguns estudos locais acerca da experiência no município de Santarém/PA, bem como destacada a configuração da jornada escolar em quatro países europeus: Alemanha, Dinamarca, Itália e Grécia, com base em artigos de Miguel Pereyra, publicados em 1992 e 2005 (apud MAURÍCIO, 2014); num segundo momento, com base em dados do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica (Procad) colhidos em Santarém/PA e em estudos locais acerca da educação integral, será feita a contextualização da escola pesquisada e descrito como a biblioteca foi prevista no Projeto (2014 a 2017).

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654832
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