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A verdade é uma só!
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Palavras-chave

Leitura
Literatura infantojuvenil
Educação
Conservadorismo
Redes sociais

Como Citar

BRITTO, Luiz Percival Leme; FARIAS, Fabíola Ribeiro. A verdade é uma só! a disputa política e ideológica na literatura infantojuvenil. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 19, p. e019050, 2019. DOI: 10.20396/rho.v19i0.8654927. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8654927. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O artigo discute os efeitos da reemergência da direita conservadora no Brasil na Educação, a partir das denúncias de três livros de literatura para crianças, considerados inadequados ao público infantil e juvenil em função de sua temática. Para isso, são consideradas duas abordagens antagônicas no campo da leitura: a primeira é a que afirma, na perspectiva radical-liberal, que é o leitor que daria sentido ao texto, lendo a si mesmo e à sua história nos livros de literatura; a segunda atribui ao texto a significação da narrativa, cabendo ao leitor, a partir de suas condições objetivas e subjetivas de leitura, sua interpretação. Conclui que a tutela das leituras literárias escolares integram projeto maior de controle e de apagamento de visões de mundo divergentes às políticas conservadoras, independentemente das operações de leitura.

 

https://doi.org/10.20396/rho.v19i0.8654927
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