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Os professores das instituições escolares da Companhia Ford Industrial do Brasil na Amazônia brasileira (1927-1945)
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Palavras-chave

Instituições escolares
Professores
Amazônia
Henry Ford

Como Citar

PEREIRA, Edna Marzzitelli; JACOMELI, Mara Regina Martins. Os professores das instituições escolares da Companhia Ford Industrial do Brasil na Amazônia brasileira (1927-1945) . Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 20, p. e020045, 2020. DOI: 10.20396/rho.v20i0.8659784. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8659784. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O trabalho aqui apresentado trata da importância e o papel das professoras para o funcionamento das instituições escolares criadas pela Companhia Ford Industrial do Brasil na Amazônia nas décadas de 1930 e 1940. Tal protagonismo refletia nas escolas suas convicções, visões de mundo e concepções educacionais que, sob a liderança da diretora professora Zélia Braga, faziam funcionar escolas que reproduziam, à sua maneira, as ações administrativas e pedagógicas presentes no Brasil e no Estado do Pará de então. Ou seja, as escolas estudadas traziam o sentido civilizatório comum para Amazônia, já que ofereciam educação urbana para crianças da floresta, por meio de professoras trazidas da capital do estado para trabalharem no interior.

https://doi.org/10.20396/rho.v20i0.8659784
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Referências

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