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O brincar no ensino fundamental
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Palavras-chave

Brincar
Ludicidade
Concepções pedagógicas contemporâneas
Concepção histórico-social
Base Nacional Comum Curricular

Como Citar

MÓL, Saraa César; LINO, Karen de Lima; VASCONCELOS, Jéssica de Moura; LIMA, Milena Pereira dos Santos. O brincar no ensino fundamental: para além do (neo)produtivismo e do salvacionismo. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 24, n. 00, p. e024029, 2024. DOI: 10.20396/rho.v24i00.8668015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8668015. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O presente artigo parte da problemática subjacente à associação do brincar ao salvacionismo dos problemas da educação, no que tange, por exemplo, à melhoria do desempenho dos estudantes ou ao aumento do seu interesse pela escola, reduzindo a resolução disso a uma questão de método. O estudo busca compreender, nesse sentido, o lugar do brincar nas concepções pedagógicas contemporâneas, apresentando seus encontros e desencontros com uma concepção histórico-social de ludicidade. Numa abordagem qualitativa, lança mão da pesquisa bibliográfica e documental, sendo, neste último caso, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enquanto no primeiro, em diálogo com autores que discutem as concepções pedagógicas contemporâneas. A conclusão aponta que, no contexto do neoprodutivismo, o brincar adquire um significado pragmatista e utilitarista, expressos na BNCC, numa perspectiva de mascaramento, contraposta à concepção histórico-social, a qual tem em vista um brincar para o desvelamento e para a consciência histórica das relações sociais, numa perspectiva de totalidade.

https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8668015
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