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A questão da diversidade no trabalho educativo à luz da pedagogia histórico-crítica
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Palavras-chave

Diversidade
Emancipação
Trabalho educativo

Como Citar

VIANA, Marta Loula Dourado. A questão da diversidade no trabalho educativo à luz da pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 23, n. 00, p. e023008, 2023. DOI: 10.20396/rho.v23i00.8670202. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8670202. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este texto pretende analisar as categorias contradição e totalidade na relação entre universal-singular-particular, na perspectiva do materialismo histórico e da pedagogia histórico-crítica, de modo a identificarmos as contribuições desta relação no trabalho educativo para o desenvolvimento da diversidade humana, de acordo com as particularidades de uma sociedade regida pelo capital. O texto se divide em dois momentos. No primeiro momento discute o duplo sentido do trabalho em Marx. O trabalho enquanto atividade fundamental no processo de transformação do mundo exterior e de si mesmo. Mas que, na sociedade dividida em classes, o indivíduo é apartado do acúmulo social e histórico da humanidade, portanto, impedido de manifestar sua diversidade na plenitude. No segundo momento, busca no trabalho educativo a relação universal-singular-particular de acordo com as categorias contradição e totalidade, ou seja, a forma pela qual o gênero humano contém o indivíduo singular, ao mesmo tempo em que este realiza a universalidade. Esta relação resulta na manifestação da particularidade, que se constitui como mediação e se torna responsável pelo desenvolvimento do indivíduo e de sua diversidade. Por fim, conclui-se sobre as ciladas dos discursos sobre diversidade, bem como a necessidade de pensar a emancipação para além das conquistas dos direitos civis e políticos pelos diferentes grupos sociais e culturais, que apesar de necessárias não correspondem a emancipação humana de modo que o indivíduo manifeste sua diversidade na plenitude.

https://doi.org/10.20396/rho.v23i00.8670202
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