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A contradição entre ensino padronizado e a proposta de educação integral em uma escola pública de educação básica da rede municipal de Jacarezinho/PR
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Palavras-chave

Educação básica
Avaliação externa
Educação integral

Como Citar

RUCKSTADTER, Flávio Massami Martins; MILANEZI, Liliane; SOUZA, Antonio Carlos de. A contradição entre ensino padronizado e a proposta de educação integral em uma escola pública de educação básica da rede municipal de Jacarezinho/PR. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, SP, v. 24, n. 00, p. e024031, 2024. DOI: 10.20396/rho.v24i00.8673550. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8673550. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa de mestrado que teve como objetivo investigar a contradição entre a mecanização do ensino gerada pelo ensejo de alcançar metas estabelecidas pelos índices de qualidade e os propósitos de formação integral do aluno apresentados nos documentos de uma instituição de educação básica pertencente à rede pública do município de Jacarezinho/PR e culminou num minicurso de formação para os profissionais da escola. A pesquisa pautou-se no Materialismo Histórico-Dialético, que permitiu analisar a realidade em sua totalidade histórica e seus reflexos nas políticas educacionais e documentos norteadores do ensino na escola de tempo integral. O termo educação em tempo integral é comumente confundido com Educação Integral, enquanto formação ampla do ser humano, como sinônimos. O tempo que o aluno passa na escola, interfere em sua aprendizagem, mas não garante uma formação emancipatória. Assim, por meio de pesquisa bibliográfica e documental, analisamos a implantação do SAEB e a criação do IDEB como principal indicador de qualidade, investigamos os documentos norteadores da escola pesquisada, abordamos o conceito de educação integral no contexto histórico brasileiro e finalizamos com um minicurso de formação docente intitulado “O impacto do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - IDEB, na realidade escolar”. O desenvolvimento do minicurso com os profissionais atuantes na escola, demonstrou a necessidade de formação crítica na qual conheçam a realidade histórica e as contradições presentes nas políticas educacionais implementadas que antes de apontar legítima qualidade da educação, direcionam para a formação alienada que atenda aos interesses de mercado.

https://doi.org/10.20396/rho.v24i00.8673550
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