Entre o palco e a canção
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Palavras-chave

Teatro
MPB
ditadura
anos 1960.

Como Citar

GARCIA, Miliandre. Entre o palco e a canção : Afinidades eletivas entre a Música Popular Brasileira (MPB) e o Teatro Engajado na década de 1960. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 264–283, 2017. DOI: 10.24978/mod.v1i3.892. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662233. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

Nos anos 1960 houve no Brasil um movimento de aproximação entre diversos artistas e movimentos artísticos, das mais variadas linguagens e formas de expressão, que se deu no âmbito político e também estético. Antes de 1964, o que os aproximava eram as possibilidades de engajamento artístico e interpretação do nacional-popular. Depois do golpe, as variações de resistência cultural como estratégia de luta contra a ditadura. Esse artigo tem, portanto, como objetivo analisar a aproximação de expoentes do Teatro de Arena com ícones da emergente MPB que, no plano político, pode ser analisado a partir da categoria afinidades eletivas e, no plano estético, como resultado da polifonia.

https://doi.org/10.24978/mod.v1i3.892
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