A contracultura, entre a curtição e o experimental
PDF

Palavras-chave

Curtição
nova sensibilidade
contracultura
marginalidade
experimentação.

Como Citar

FAVARETTO, Celso. A contracultura, entre a curtição e o experimental. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 181–203, 2017. DOI: 10.24978/mod.v1i3.872. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662238. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O artigo tem por objetivo demonstrar que a produção artístico-cultural brasileira dos anos 1970, longe de um suposto vazio, instaurou um processo extensivo de invenção, que incluía a reelaboração de experiências anteriores, à margem da política oficial de cultura e da indústria cultural. Desde o momento tropicalista surgiram manifestações culturais diferenciadas, alternativas, que se estenderam aos anos 1970. Essas manifestações se distinguiam daquelas da maioria dos projetos anteriores principalmente pela ênfase agora atribuída aos aspectos comportamentais, à emergência do corpo como espaço de agenciamento das atividades.

https://doi.org/10.24978/mod.v1i3.872
PDF

Referências

ARTE EM REVISTA, nº 5. São Paulo: Kairós/CEAC, 1981.

BARTHES, R. Como viver junto. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BENJAMIN, W, O surrealismo – o mais recente instantâneo da inteligência europeia. Trad. Erwin Theodoro Rosental. São Paulo: Abril Cultural, 1975 (Col. Os Pensadores).

DELEUZE, G. Sobre o teatro: um manifesto a menos. Trad. Fátima Saadi. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010, p. 34-35.

GALARD, J. L’art sans oeuvre. GALARD, J. et al (orgs). L’oeuvre d’art totale. Paris: Galimard/Musée du Louvre, 2003.

GASPARI, E.; HOLLANDA, H; VENTURA, Z. Cultura em trânsito: da repressão à abertura. Rio de Janeiro: Aeroplano, 2000.

HOLLANDA, H. 26 poetas hoje. Rio de Janeiro, Editorial Labor do Brasil, 1976.

JABOR, A. “Debaixo da terra”. O Pasquim, nº 131. Rio de Janeiro: Codecri, 10 de janeiro de 1972.

JEUDY, H.-P. O corpo como objeto de arte. trad. Tereza Lourenço. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

LEMINSKI, Paulo. Catatau. Curitiba: Ed. do autor, 1975.

LYOTARD, J.-F. Esquisse d’une économique de l´hipperréalisme. In : Dispositifs pulsionnels. Paris, U.G.E., 1973.

MACIEL, L.C. Um manifesto. Nova consciência. Rio de Janeiro: Eldorado, 1973.

MARTINS, L. A geração AI-5. In: RIBEIRO, Darcy et al. Ensaios de opinião. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1979.

MATOS, G. Urubu-Rei. Rio de Janeiro: Gernasa, 1972.

________. Os morcegos estão comendo os mamãos maduros. Rio de Janeiro: Eldorado, 1973.

MAUTNER, J. Fragmentos de sabonete. Rio de Janeiro: Ground, 1976.

MICELI, S. (org.). Estado e cultura no Brasil. São Paulo: Difel, 1984.

MUNIZ de BRITTO, J. Escrevivendo. mimeo. Recife, 1973.

OITICICA, H. Brasil diarréia. GULLAR, Ferreira (org.). Arte brasileira hoje. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1973.

OITICICA, H. Experimentar o experimental. In: Waly Salomão e Torquato Neto (orgs.). Navilouca (1972). Rio de Janeiro: Ed. Gernasa, 1974.

OITICICA, H. Carta a Guy Brett. In: Luciano Figueiredo, Lygia Pape e Waly Salomão (orgs). Aspiro ao grande labirinto. Rio de Janeiro: Rocco, 1986.

OITICICA, H. Entrevista a Ivan Cardoso. Folha de S. Paulo - Ilustrada, 16 nov. 1985; rep. em Encontros/Hélio Oiticica. César Oiticica Filho e Ingrid Vieira (orgs). Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2009.

ORTIZ, R. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1988.

PELBART, Peter Paul. Vida Capital - ensaio de biopolítica. São Paulo: Iluminuras, 2003.

REVISTA VISÃO. As marcas da inocência perdida, São Paulo, 01 de março de 1967.

REVISTA VISÃO. A cultura posta em questão. São Paulo, 24 de março de 1967.

REVISTA VISÃO. A crise da cultura brasileira. São Paulo, 05 de junho de 1971.

REVISTA VISÃO. Da ilusão do poder a uma nova esperança. São Paulo. 11 de março de 1974.

SAILORMOON, Waly. Me segura q’eu vou dar um troço. Rio de Janeiro: José Álvaro, 1972.

SANTIAGO, Silviano. Abutres: a literatura do lixo. Revista Vozes, ano 66, v. LXVI, nº 10. Petrópolis: Vozes, 1972. Rep. em Uma literatura nos trópicos. São Paulo: Perspectiva, 1978.

SCHWARZ, R. O pai de família e outros estudos. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1978.

SIMÃO, José. Folias brejeiras. São Paulo: Ed. do autor 1975.

TORQUATO NETO. Os últimos dias de paupéria. Waly Salomão (org). Rio de Janeiro: Ground, 1973; 2ª.ed. São Paulo: Max Limonad, 1983.

VELOSO, Caetano. Alegria, Alegria. Waly Salomão (org.). Rio de Janeiro: Pedra Q Ronca, s/d.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.