Nova objetividade e nova subjetividade
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Palavras-chave

Nova Objetividade
Subjetividade
Coletivo
Hélio Oiticica.

Como Citar

BRAGA, Paula. Nova objetividade e nova subjetividade: Hélio Oiticica rumo ao coletivo. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 1, n. 3, p. 123–135, 2017. DOI: 10.24978/mod.v1i3.869. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662241. Acesso em: 4 dez. 2024.

Resumo

A obra Tropicália apresentada por Hélio Oiticica na exposição Nova Objetividade Brasileira, bem como o texto escrito pelo artista para o catálogo da mostra anunciam a ênfase no coletivo e na potência da arte como fomentadora de subjetivações que não separam os âmbitos da  ética, política e estética. Assim, é possível alinhar as estruturas ambientais de Oiticica a estruturas conceituais de pensadores como Jacques Rancière, Gilles Deleuze e Toni Negri, identificando os labirintos do artista carioca como estruturas emancipadoras, nomádicas e construtoras da multidão.

https://doi.org/10.24978/mod.v1i3.869
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Referências

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