Sobre o selo de Aby Warburg
PDF

Palavras-chave

Retorno a Aby Warburg. Selo Idea vincit. Iconografia política do fascismo. Trânsitos de modelos. Retorno crítico em Didi-Huberman.

Como Citar

PUGLIESE, Vera. Sobre o selo de Aby Warburg: Fronteiras, trânsitos e retornos. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 4, n. 3, p. 359–384, 2020. DOI: 10.24978/mod.v4i3.4738. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662692. Acesso em: 20 abr. 2024.

Resumo

O artigo discute aspectos teóricos, culturais e poéticos das condições de realização do projeto Idea vincit face à obra de Aby Warburg, a partir de três eixos que também se entretecem com o Bilderatlas Mnemosyne. Primeiramente, é explorado o conceito de fronteira, a partir do qual são cotejados elementos operatórios que emergem do projeto do selo para pensar o olhar de Warburg sobre o passado e o presente. Em seguida, o conceito de trânsito de imagens e modelos é pensado a partir da obra de Warburg, intimamente ligado ao de deslocamento epistemológico. Por fim, são discutidos elementos depreendidos da obra de Warburg e do olhar sobre ela, no que concerne ao Idea vincit, a partir do retorno de Warburg ao antigo e do atual retorno da historiografia da arte à sua obra, em diálogo com o conceito operatório do retorno crítico em Warburg, segundo a acepção do jogo entre imagem e tempo que lhe oferece Georges Didi-Huberman.

https://doi.org/10.24978/mod.v4i3.4738
PDF

Referências

AGAMBEN, G. Aby Warburg e la scienza senza nome (1975). Rivista Aut Aut, Milão, n.199-200, p. 51-66, (jan.-abr. 1984) reed. 1998.

BAITELLO JUNIOR, N. Idea vincit! Algumas imagens tangenciais à elipse de Aby Warburg. In: Revista Figura: Studies on the Classical Tradition, v. 5, n. 1, p. 29-44, 2017.

BENJAMIN, W. A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica. In: Magia e técnica, arte e política – Obras escolhidas. v. 1. São Paulo: Brasiliense, 1994, p. 165-196.

BINSWANGER, L. La guarigione infinita: Istoria clinica di Aby Warburg. Chantal Marazia e Davide Stimilli (eds.). Vincenza: Neri Pozza, 2005.

DESPOIX, P. Conférence-projection et performance orale: Warburg et le mythe de Kreuzlingen. Intermédialités: Histoire et théorie des arts, des lettres et des techniques, n. 24-25, não paginado, out. 2014-primav. 2015. Disponível em: ˂https://www.erudit.org/en/journals/im/2014-n24-25-im02279/1034167ar/˃. Acesso em: 10 set. 2018.

DIDI-HUBERMAN, G. Devant les temps: l’histoire de l’art et anachronisme des images. Paris: Minuit, 2000.

_____. Désastres: “La dilocation du monde, voilà le sujet de l’art”. In: Atlas ou le gai savoir inquiet. Paris: Minuit, 2011, p. 175-296.

_____. Le timbre-poste, forme mineure, survivante, allégorique. Aby Warburg et Walter Benjamin philatélistes. In: Sur le fil. Paris: Minuit, 2013 p. 67-77.

ESPOSITO, F. Idea non vincit: Warburg and the Crisis of Liberal Modernity. In: Fascism, Aviation and Mythical Modernity. Tübingen: Universität Tübingen, 2015, p. 49-119.

FORTI, M. Dal realismo all’espressionismo: Warburg e la cultura artistica contemporanea. In: CIERI VIA, C.; MONTANI, P. (Org.) Lo sguardo di Giano: Aby Warburg fra tempo e memoria. Torino: Nino Aragno Editore. 2004, p. 377-410.

FRESSOLA, A. La danza delle Pathosformeln: Formulazioni dell’espressione corporea secondo la lezione di Mnemosyne. In: La Rivista di Engrama, n. 157, lug.-ago. 2018. Disponível: ˂http://www.engramma.it/eOS/index.php?id_articolo=3462˃. Acesso: 19 fev. 2019.

GOMBRICH, E. H. Aby Warburg: An intelectual biography. Londres: Warburg Institute, 1970.

_____. Reflexões sobre a “revolução grega”. Arte e ilusão. São Paulo: Martins Fontes, 1995, p. 123-155.

JOHNSON, C. D. Memory, Metaphor, and Aby Warburg’s Atlas of Images. Ithaca: Cornell University Press/Cornell University Library, 2012.

McEWAN, D. “Idea Vincit”, la volante e vittoriosa Idea. Una commissione artistica di Aby Warburg. Traduzione: GUIDI, Benedetta C. In: CIERI VIA, Claudia; MONTANI, Pietro (Eds.). Lo sguardo di Giano. Aby Warburg fra tempo e memoria. Torino: Nino Aragno Editore. 2004, 345-376.

MICHELS, K. ; SCHOELL-GLASS, C. Aby Warburg et les timbres en tant que document culturel. Protée, 30(2), 85–92, 2002. Disponível em:˂https://www.erudit.org/fr/revues/pr/2002-v30-n2-pr535/006734ar/˃. Acesso: 03 jul. 2017.

Mnemosyne Atlas on line [2004] 2012-. In: La Rivista di Engramma. Disponível em: ˂http://www.engramma.it/eOS/core/frontend/eos_atlas_index.php?id_articolo=865˃. Acesso: 03 jul. 2017.

MOREL, R. S. From Neptune to Trident: How the Colonial Deputed Seal for Barbados evolved into a national symbol. In: American Collections Blog. British Library, jul. 2018. Disponível em: ˂https://blogs.bl.uk/americas/2018/07/from-neptune-to-trident-how-the-colonial-deputed-seal-for-barbados-evolved-into-a-national-symbol.html˃. Acesso: 20 fev. 2019.

PANOFSKY, E. Introdução. In: Estudos de Iconologia. Lisboa: Estampa, 1986, p. 19-40.

_____. Sobre o problema da descrição e interpretação do conteúdo das obras de artes plásticas. In: LICHENSTEIN, J. (org.). A pintura. Textos essenciais, v. 4. Descrição e interpretação. São Paulo: Editora 34, 2005, p. 83-109.

PUGLIESE, V. Entre duas Barcas: notas sobre regimes de visualidade e de discursos na história da arte. In: Revista Ars. v. 15, nº 29, p. 25-34, 2017. Disponível: ˂https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/125972/136723˃. Acesso: 15 out. 2017

RAMPLEY, M. From Serpent Ritual to Cosmic Allegory. In: The Remembrance of Things Past: On Aby M. Warburg and Walter Benjamin. Wiesbaden: Harrassowitz Verlag, 2000, p. 32-49.

RAULFF, U. Wilde Energien: Vier Versuche zu Aby Warburg. Göttingen: Wallstein Verlag, 2003.

RECHT, R. L’Atlas Mnémosyne d’Aby Warburg, In: WARBURG, A. L’Atlas Mnémosyne. Paris: L’Écarquillé, 2019, p. 274-287.

SERVA, L. A coleção de fotografias da Primeira Guerra Mundial do Arquivo Warburg: Conclusões de uma primeira abordagem. In: Revista Figura: Studies on the Classical Tradition, v. 5, n. 1, p. 45-69, 2017.

SETTIS, S. Aby Warburg, il demone della forma: Antropologia, storia, memoria. In: La Rivista di Engrama, n. 100, set. 2012, não paginado. Disponível em: ˂http://www.engramma.it/eOS/index.php?id_articolo=1139˃. Acesso: 15 ago. 2018.

STAMM, R.; SCHREIBER, D. (orgs.). Bau einer neuen Welt, Architektonische Visionen des Expressionismus, Köln, 2003.

STROHMEYER, O. H. Hamburgische Abstraktionen [1925-1926]. Hamburg: Galerie am Klosterstern, 1970. Disponível em: ˂https://galeriehochdruck.com/mappenwerke_beschreibungen/mappenwerke_strohmeyer_hamburgische_abstraktionen.html˃. Acesso em: 23 set. 2019.

WARBURG, A. Tagebuch der Kulturwissenschaftlichen Bibliothek Warburg. mit Einträgen von Gertrud Bing und Fritz Saxl. In: MICHELS, K; SCHOELL-GLASS, C. (eds.) Warburg, Gesammelte Schriften. Studienausgabe, vol. 7. Berlin: Akademie Verlag, 2001.

_____. Aeronave submergível no imaginário medieval [1913]. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013a, p. 313-321.

_____. A arte italiana e a astrologia internacional no Palazzo Schifanoia, em Ferrara [1912]. A renovação da Antiguidade pagã. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013b, p. 453-513.

_____. Imagens da região dos índios pueblos na América do Norte. Histórias de fantasmas para gente grande - Aby Warburg. São Paulo: Companhia das Letras, 2015a, p. 199-253.

_____. O Déjeuner sur l’Herbe de Manet. Histórias de fantasmas para gente grande - Aby Warburg. São Paulo: Companhia das Letras, 2015b, p. 349-362.

_____. L’Atlas Mnémosyne. Paris: L’Écarquillé, 2019.

WEDEKIN, L. M. Os diagramas pedagógicos de Malevich: uma tradução/criação visual de sua teoria. In: BAMONTE, J. L.; SARZI-RIBEIRO, R. A. (Org.). Interstícios da pesquisa nas artes visuais. Bauru: Canal6, 2017, v. 1, p. 43-58.

ZÖLLNER, F. Von der Philatelie zur Bildwissenschaft. Aby Warburg und die Briefmarke. In: NAGUSCHEWSKI, D.; SCHÖTTKER, U. D. (Eds.) Philatelie als Kulturwissenschaft: Weltaneignung im Miniaturformat. Berlin, p. 17-39, 2019.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.