Mnemosyne, ou a cinematografia sem aparelho
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Palavras-chave

Bilderatlas Mnemosyne. Aby Warburg. Montagem. Reprodutibilidade da imagem. Linguagem cinematográfica.

Como Citar

MICHAUD, Philippe-Alain. Mnemosyne, ou a cinematografia sem aparelho. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 4, n. 3, p. 341–357, 2020. DOI: 10.24978/mod.v4i3.4719. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662694. Acesso em: 25 maio. 2024.

Resumo

O artigo se dedica à especificidade da associação das imagens em justaposição nas pranchas do Bilderatlas Mnemosyne de Aby Warburg, em contraposição a alguns modelos associativos e expográficos, como os museus “de papel” dos séculos XVII e XVIII, em termos de organização iconográfica, e mostra sua intimidade com a associação de imagens na montagem cinematográfica. Mais do que isso, trabalha com os eixos sincrônico e diacrônico dos fotogramas dispostos na fita fílmica como um modelo epistemológico afim ao pensamento warburguiano, presente na própria concepção e nos traços da viagem de Warburg ao Novo México, em 1896. A partir dos elementos constitutivos da linguagem cinematográfica, o conceito de montagem-colisão elaborado por Sergei Eisenstein é, por sua vez, associado à imagem dialética de Walter Benjamin, permitindo esclarecer a abordagem tabular e não linear do plano de inscrição elaborado por Warburg em Mnemosyne.

https://doi.org/10.24978/mod.v4i3.4719
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