Mnemosyne, ou a cinematografia sem aparelho
PDF

Palavras-chave

Bilderatlas Mnemosyne. Aby Warburg. Montagem. Reprodutibilidade da imagem. Linguagem cinematográfica.

Como Citar

MICHAUD, Philippe-Alain. Mnemosyne, ou a cinematografia sem aparelho. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 4, n. 3, p. 341–357, 2020. DOI: 10.24978/mod.v4i3.4719. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662694. Acesso em: 29 mar. 2024.

Resumo

O artigo se dedica à especificidade da associação das imagens em justaposição nas pranchas do Bilderatlas Mnemosyne de Aby Warburg, em contraposição a alguns modelos associativos e expográficos, como os museus “de papel” dos séculos XVII e XVIII, em termos de organização iconográfica, e mostra sua intimidade com a associação de imagens na montagem cinematográfica. Mais do que isso, trabalha com os eixos sincrônico e diacrônico dos fotogramas dispostos na fita fílmica como um modelo epistemológico afim ao pensamento warburguiano, presente na própria concepção e nos traços da viagem de Warburg ao Novo México, em 1896. A partir dos elementos constitutivos da linguagem cinematográfica, o conceito de montagem-colisão elaborado por Sergei Eisenstein é, por sua vez, associado à imagem dialética de Walter Benjamin, permitindo esclarecer a abordagem tabular e não linear do plano de inscrição elaborado por Warburg em Mnemosyne.

https://doi.org/10.24978/mod.v4i3.4719
PDF

Referências

ALBÉRA, F. Eisenstein et le constructivisme russe. Lausanne: L’âge d’homme, 1990.

_____. Introduction. In: KOULECHOV, Lev. L’Art du cinéma et autres écrits. Lausanne: L’Âge d’Homme, 1994.

ARTAUD, A. La mise en scène et la métaphysique. In: Le théâtre et son double. Paris: Gallimard Folio, 2005.

BENJAMIN, W. The Arcades Project. Tradução de Howard Eiland and Kevin McLaughlin. Cambridge MA/London: The Belknap Press, 1999.

_____. Réflexions théoriques sur la connaissance, théorie du progrès. Paris, capitale du XXe siècle. In: Le livre des Passages [1927-1940]. Paris: Éditions du Cerf, 1989.

_____. Quelques mots sur la composition plastique et audio-visuelle. In: Cinématisme. Peinture et cinema. Éd. F. Albéra. Paris: Les presses du réel, 2009. 153.

BIANCHINI, G. Demonstratio historiae ecclesiasticae quadripartitatae comprobatae monumentis pertinentibus ad fidem temporum et gestorum (Exposé de l’histoire de l’Eglise en quatre parties rassemblant les monuments touchant à la mémoire des temps et des actions), 4 vol., Rome, 1752-1754.

BICKENDORF, G. Musées de papier – musées de l’art, des sciences et de l’histoire. In: Elisabeth Decultot, Musées de papier. L’antiquité en livres 1600-1800, cat. exp. Paris : Musée du Louvre, 2010.

CARLSON, W. B. Tesla. Inventor of the electrical age. Princeton/Oxford: Princeton University Press, 2013.

DICKENS, C. Pictures from Italy. London: Penguin Books, 1998.

DILLY, H. Lichtbildprojektion: Prothese der Kunstbetrachtung. In: Irene Below (ed.). Kunstwissenschaft und Kunstvermittlung. Giessen: Anabas, 1975, p. 153-172.

_____. Kunstgeschichte als Institution: Studien zur Geschichte einer Disziplin. Francfort/Main: Suhrkamp, 1979.

EISENSTEIN, S. Fuori Campo [1929]. In: Il Montaggio. Éd. Pietro Montani. Venezia: Marsilio, 1992.

_____. Montage 1937. In: Towards a Theory of Montage. London: BFI, 1994a.

_____. Montage in Multiple Set-Up Cinema. In: Towards a Theory of Montage. London: BFI, 1994b.

_____. Dramaturgie de la forme filmique. In: Cinématisme. Éd. F. Albéra. Paris: Les Presses du Réel, 2009.

FENOLLOSA, E.; POUND, E. Le caractère écrit chinois, matériau poétique. Retrad. de l’anglais par Ghislain Sartoris. Paris: L’Herne, 1972.

GOMBRICH, E. An Intellectual Biography. London: Phaidon, 1986.

HALL, E. T. West of the Terties: Discoveries Découvertes among the Navajo and Hopi. Doubleday, 1994.

JAKOBSON, R. Principes de phonologie historique [1931]. In: Selected Writings I. La Haye/Paris: Mouton, 2ª ed. rev., 1971.

KANDINSKY, W. Regards sur le passé. In: Regards sur le passé: et autres textes 1912-1922. Éd. et traduction de Jean-Paul Bouillon. Paris: Hermann, 1974.

LOMAZZO, G. P. Trattato dell’arte de la pittura. Milano, 1582.

MICHELSON, A. The Wings of Hypothesis: On Montage and the Theory of Interval. In: M. Lavin et al. (éd.). Montage and Modern Life 1919-1942. Cambridge Mass.: MIT, 1992.

NIETZSCHE, F. Considérations inactuelles II, 2 [1874]. Tradução de Geneviève Bianquis, Paris: Aubier Montaigne, 1970.

_____. Considérations inactuelles II. 3. Tradução de Geneviève Bianquis, Paris: Aubier Montaigne, 1964.

PHILONENKO, Alexis. Théorie et Praxis dans la philosophie de Kant et de Fichte en 1793. Paris: Vrin, 1968.

RESTA, S. Galleria portatile Milan. Biblioteca Ambrosiana, 1706.

SUMMERS, D. Maniera and Movement: the Figura Serpentinata. In: Readings in italian Mannerism. Liana de Girolami Cheney ed. New York: Peter Lang, 1997.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.