O que pode a arte contemporânea no museu
PDF

Palavras-chave

Arte Contemporânea. Contexto. Rubens Mano. Museu. Crítica.

Como Citar

ALBUQUERQUE, Fernanda Carvalho de. O que pode a arte contemporânea no museu: Uma reflexão sobre contemplação suspensa, de Rubens Mano. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 4, n. 3, p. 53–67, 2020. DOI: 10.24978/mod.v4i3.4651. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662701. Acesso em: 16 abr. 2024.

Resumo

Este artigo parte das complexidades inerentes à relação entre a arte contemporânea e o museu para analisar o trabalho contemplação suspensa, desenvolvido pelo artista Rubens Mano para a Pinacoteca do Estado de São Paulo, em 2008. Trata-se de promover uma reflexão sobre práticas artísticas orientadas à especificidade de contextos e sua articulação crítica no âmbito do museu de arte. A análise aponta para a possibilidade de uma proposição crítica por parte do trabalho, que se manifesta desde o processo de criação da obra, em proximidade e em constante negociação com a instituição. contemplação suspensa cria, assim, uma espécie de campo de reflexão na Pinacoteca, convidando o museu a “aprender com a arte e com o artista”, ao se aproximar de seu processo de trabalho.

https://doi.org/10.24978/mod.v4i3.4651
PDF

Referências

ADORNO, T. Museu Valéry Proust. In: Prismas – Crítica cultural e sociedade. São Paulo: Ática, 1998, p. 173-185.

BHABHA, H. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

BISHOP, C. Radical Museology. Or, What's 'Contemporary' in Museums of Contemporary Art? Londres: Dan Perjovschi and Koenig Books, 2013.

BLOCH, E. Experimentum Mundi. Paris: Payot, 1981.

KWON, M. One Place After Another: Site-Specific Art and Locational Identity. Cambridge: MIT Press, 2004.

LIND, M. Learning From Art and Artists. In: WADE, G. (ed.). Curating in the 21st Century. Londres: University of Wolverhampton, 2000, p. 87-102.

MANO, R. A condição do lugar no site. In: Ars – Revista do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP, São Paulo, ano 5, n. 7, p. 112-123, 2007.

_________. Intervalo transitivo. Dissertação (Mestrado em Artes Plásticas). São Paulo: ECA USP, 2003.

_________. Um lugar dentro do lugar. In: Urbânia 3. São Paulo: Editora Pressa, 2008, p. 101-111.

PRESTON, V. Institutional Critique: Misunderstood Legacies and Modes of Criticality. In: JAREUNPOON-PHILLIPS, J.; Morariu, V.; PAFE, R.; SCASCIAMACCHIA, F. (eds.). Giant Steps: Reflections and Essays on Institutional Critique. Bari/Itália: vessel art projects, 2012-2013, p. 80-95. Disponível em: <http://static.squarespace.com/static/526e5978e4b0b83086a1fede/t/52fe372ce4b0b2297699762b/1392391980849/GiantStep-39-sprds.pdf>. Acesso em: 27 set. 2019.

RIVITTI, T. Uma obra para museu. In: Ars – Revista do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP, São Paulo, ano 7, n. 13, p. 150-159, 2009.

SAFATLE, V. Arte bloqueada. In: Revista CULT, ed. 168. São Paulo: Editora Bregantini, 2012.

SANTOS, L. Uma arte do espaço e de sua produção. 2014. Disponível em: <http://www.galeriamillan.com.br/pt-BR/texto-critico/13>. Acesso em: 10 fev. 2014.

VALÉRY, P. O problema dos museus. In: Ars – Revista do Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP, São Paulo, vol. 6, n. 12, p. 30-34, 2008.

VERNER, L. L’Utopie comme figure historique dans l’art. In: BARBANTI, R. (ed.). L’art au XXème siècle et l’utopie. Paris: L’Harmattan, 2000.

Entrevistas

MANO, Rubens. Entrevista conduzida pela autora em 24 de julho de 2013, no restaurante Sabiá, em São Paulo.

MESQUITA, Ivo. Entrevista conduzida pela autora em 31 de julho de 2013, na Pinacoteca do Estado de São Paulo, em São Paulo.

MANO, Rubens. Entrevista conduzida por Maria Lind. In: Bienal Internacional de São Paulo, 28a Bienal de São Paulo – Em vivo contato, Guia da exposição. São Paulo: Fundação Bienal de São Paulo, 2008, p. 188-193.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.