Warburg, Agamben, Deleuze
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Palavras-chave

Aby Warburg. Gilles Deleuze. Giorgio Agamben. Teoria da imagem. Filosofia da diferença.

Como Citar

CARVALHO NUNES, Mateus. Warburg, Agamben, Deleuze: A imagem e a filosofia da diferença. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 4, n. 3, p. 210–223, 2020. DOI: 10.24978/mod.v4i3.4568. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662709. Acesso em: 17 jul. 2024.

Resumo

O trabalho busca tecer aproximações entre as operações estruturais e as dinâmicas epistemológicas do pensamento de Aby Warburg (1866-1929), Giorgio Agamben (1942-) e Gilles Deleuze (1925-1995) a certa filosofia da diferença. Pretende refletir sobre a natureza comum da matriz conceitual dos três autores (dos quais destaco: “Pathosformel” e “Nachleben” em Warburg; “ponto de inflexão”, “diferença” e “repetição” em Deleuze, e “paradigma” e “analogia” em Agamben), operados principalmente por dinâmicas estruturais baseadas em dispositivos de diferença e repetição. Esta reflexão é motivada pela insurgente revisão epistemológica da historiografia contemporânea da arte e pelo poderio operacional possibilitado por esta estrutura ao lidar com as múltiplas complexidades das imagens.

https://doi.org/10.24978/mod.v4i3.4568
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