Warburg, Agamben, Deleuze
PDF

Palavras-chave

Aby Warburg. Gilles Deleuze. Giorgio Agamben. Teoria da imagem. Filosofia da diferença.

Como Citar

CARVALHO NUNES, Mateus. Warburg, Agamben, Deleuze: A imagem e a filosofia da diferença. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 4, n. 3, p. 210–223, 2020. DOI: 10.24978/mod.v4i3.4568. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662709. Acesso em: 24 abr. 2024.

Resumo

O trabalho busca tecer aproximações entre as operações estruturais e as dinâmicas epistemológicas do pensamento de Aby Warburg (1866-1929), Giorgio Agamben (1942-) e Gilles Deleuze (1925-1995) a certa filosofia da diferença. Pretende refletir sobre a natureza comum da matriz conceitual dos três autores (dos quais destaco: “Pathosformel” e “Nachleben” em Warburg; “ponto de inflexão”, “diferença” e “repetição” em Deleuze, e “paradigma” e “analogia” em Agamben), operados principalmente por dinâmicas estruturais baseadas em dispositivos de diferença e repetição. Esta reflexão é motivada pela insurgente revisão epistemológica da historiografia contemporânea da arte e pelo poderio operacional possibilitado por esta estrutura ao lidar com as múltiplas complexidades das imagens.

https://doi.org/10.24978/mod.v4i3.4568
PDF

Referências

AGAMBEN, G. Signatura rerum: sobre o método. São Paulo: Boitempo, 2019.

_____. Aby Warburg e a ciência sem nome. In: AGAMBEN, Giorgio. A potência do pensamento: ensaios e conferências. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017, p. 111-132.

_____. Ninfas. São Paulo: Hedra, 2012.

AGOSTINHO, Santo. Confissões. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2012.

ARISTÓTELES. Categorias. São Paulo: Editora Unesp, 2019.

BAXANDALL, M. Patterns of Intention. On the Historical Explanation of Pictures. New Haven/Londres: Yale University Press, 1985.

CORAZZA, S. M. Os cantos de Fouror: escrileitura em filosofia-educação. Porto Alegre: Sulina, Editora da UFRGS, 2008.

DELEUZE, G. A dobra: Leibniz e o barroco. Campinas: Papirus, 2012.

_____. Difference and Repetition. New York: Columbia University Press, 1994.

_____. Différence et repétition. Paris: Presses Universitaires de France, 1993.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mil platôs: capitalismo e esquizofrenia, vol. 1. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1995.

DIDI-HUBERMAN, G. The Surviving Image: Phantoms of Time and Time of Phantoms: Aby Warburg’s History of Art. University Park: The Pennsylvania State University Press, 2017.

FOUCAULT, M. Surveiller et punir. Naissance de la prison. Paris: Gallimard, 1975.

HAGELSTEIN, M. Mémoire et Denkraum. Réflexions épistémologiques sur la Kulturwissenschaftliche Bibliothek Warburg. Conserveries mémorielles, Québec-Paris, n. 5, p. 38-46, 2008.

NUNES, M. C. Entre sobrevivências e deslocamentos: a imagem e o fantasma em Aby Warburg. ARTis ON. n. 9, dezembro 2019, pp. 86-96. Disponível em: <http://artison.letras.ulisboa.pt/index.php/ao/article/view/241>, acesso em 09 fev. 2019. DOI: ˂https://doi.org/10.14568/aion.v0i9.241˃.

_____. Dobra barroca, dobra pós-moderna. Asas da Palavra, v. 15, n. 2, dez. 2018, pp. 7-17. Disponível em: <http://revistas.unama.br/index.php/asasdapalavra/article/view/1251/pdf>, acesso em 12 jul. 2020. DOI: ˂http://doi.org/10.17648/1415-7950-v15n2-1251˃.

PÉRES-ORAMAS, L. Introdução. In: AGAMBEN, Giorgio. Ninfas. São Paulo: Hedra, 2012.

PLATÃO. Fedro. São Paulo: Penguin Classics Companhia das Letras, 2016.

VISCHER, F. T. Das Symbol. In: VISCHER, Robert (ed.). Kritische Gänge. Munique: Meyer und Jenssen, 1922, p. 420-456.

VITRUVIUS. The Ten Books on Architecture. Cambridge: Harvard University Press, 1914.

WARBURG, A. Dürer e a arte italiana. In: WAIZBORT, Leopoldo (org.). História de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. Tradução de Lenin Bicudo Bárbara. São Paulo: Companhia das Letras, 2015a, p. 87-98.

WARBURG, A. Arte italiana e astrologia internacional no Palazzo Schifanoia em Ferrara. In: WAIZBORT, Leopoldo (org.). História de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. Tradução de Lenin Bicudo Bárbara. São Paulo: Companhia das Letras, 2015b, p. 99-128.

WARBURG, A. Memórias da viagem à região dos índios pueblos na América do Norte. In: WAIZBORT, Leopoldo (org.). História de fantasma para gente grande: escritos, esboços e conferências. Tradução de Lenin Bicudo Bárbara. São Paulo: Companhia das Letras, 2015c, p. 225-288.

WARBURG, A. A astrologia orientalizante. In: _____. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013a, p. 623-626.

WARBURG, A. O problema está no meio. In: _____. A renovação da Antiguidade pagã: contribuições científico-culturais para a história do Renascimento europeu. Tradução de Markus Hediger. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013b, p. 657-658.

_____. Atlas Mnemosyne. Madrid: Akal, 2010.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2020 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.