A Ninfa como personagem teórica de Aby Warburg
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Palavras-chave

Aby Warburg. Ninfa. Nachleben. Pathosformel. Bilderatlas Mnemosyne.

Como Citar

QUEIROZ CAMPOS, Daniela. A Ninfa como personagem teórica de Aby Warburg. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 4, n. 3, p. 225–245, 2020. DOI: 10.24978/mod.v4i3.4567. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662710. Acesso em: 3 jul. 2024.

Resumo

O presente artigo objetiva abordar a ninfa como personagem nas obras do historiador da arte Aby Warburg. Para alcançar tal intento, se exercitará uma dupla atividade de investigação. A ninfa será pesquisada a partir das apresentações imagéticas analisas pelo historiador da arte alemão, mas também como personagem teórica, na qual pode-se perceber parte considerável dos preceitos imagéticos cunhados por Warburg, tais quais: Nachleben – cunhado por Springer –, Pathosformel e Mnemosyne. Este artigo foi dividido em três principais partes, cada uma delas tem como mote um texto e um conceito. Partiu-se da correspondência da “Ninfa Florentina” e do conceito de Nachleben. Em seguida, analisou-se a tese de doutorado sobre “O Nascimento de Vênus e a Primavera de Sandro Botticelli” e a Pathosformel. E num terceiro momento, o conceito de memória foi problematizado no Bilderatlas Mnemosyne. Para além dos escritos de Aby Warburg, este artigo aponta uma pós-vida da personagem também por meio de exegetas do historiador da arte que pesquisam e escrevem sobre a temática nos séculos XX e XXI.

https://doi.org/10.24978/mod.v4i3.4567
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