Resumo
A partir de informações on line e pesquisa in loco, o texto apresenta uma reflexão sobre dois grupos de ações e trabalhos que configuram dois formatos de discussão e produção da arte contemporânea: a Manifesta (evento bianual itinerante realizado na Europa desde 1996) e o Vila Sul (programa de residências do Goethe-Institut Salvador-Bahia). Nos dois casos, realizamos uma breve contextualização das modalidades de exposição temporária e de residências artísticas, respectivamente. Na sequência, a modo de diagnóstico, examinamos as contribuições de cada edição da Manifesta na configuração de uma plataforma de debate, produção e promoção artística, e um balanço dos três primeiros anos de atividades do programa Vila Sul e suas consequências. Finalmente apontamos perspectivas para as próximas edições anunciadas da Manifesta em 2020 e 2022 e do Vila Sul para 2020, ressaltando-se a relevância das práticas colaborativas e os desdobramentos dos intercâmbios internacionais na atualidade.
Referências
FLECK, Robert. El sistema del arte em el siglo XXI. Museos, artistas, coleccionistas, galerias. 1ª ed. Trad. Mariana Dimópulos. Buenos Aires: Mardulce, 2014.
GREEN, C.; GARDNER, A. Biennials, Triennials and documenta – The Exhibitions That Created Contemporary Art. Chichester-Wets Sussex: Wiley Blackwell, 2016.
GROYS, Boris. Volverse público – Las transformaciones del arte en el ágora contemporânea. Trad. Paola Cortes Rocca. 1ª ed. Buenos Aires: Caja Negra, 2014.
SEPÚLVEDA, Jorge et al. Modelos de residência – Encuentro Internacional de Arte Contemporáneo. 1ª ed. bilíngue. Santa Maria de Punilla: Curatoria Forense, 2018.
V.V.A.A. Catálogos e referências eletrônicas da Manifesta e do Vila Sul.
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