A primeira recepção da Minimal Art no Brasil, em 1965
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Palavras-chave

Minimal Art. 8ª Bienal Internacional de São Paulo. Arte contemporânea. Anos 1960.

Como Citar

MOREIRA SANTOS, Guilherme. A primeira recepção da Minimal Art no Brasil, em 1965: Uma tensão interpretativa. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 4, n. 1, p. 53–70, 2020. DOI: 10.24978/mod.v4i1.4326. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8662881. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

Este trabalho investiga o que consideramos ser a primeira recepção da Minimal Art no Brasil a partir da presença de obras preambulares deste movimento artístico na 8ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1965. Analisando, pois, os comentários críticos mais abrangentes sobre o conjunto de obras enviado pela delegação estadunidense ao referido certame da Bienal, destacamos os textos de Walter Zanini e Laís Moura, publicados no jornal O Estado de S. Paulo, ambos em 02 de outubro de 1965, como enunciados metonímicos da recepção da Minimal Art no Brasil. Deste modo, o presente texto busca elencar argumentos para esclarecer a existência de uma tensão interpretativa nos discursos dos variados sujeitos envolvidos nessa trama receptiva.

https://doi.org/10.24978/mod.v4i1.4326
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