Composições zoológicas
PDF

Palavras-chave

Artefatos feitos com penas
aves e insetos
ventarolas e flores de penas
moda feminina nos oitocentos
trocas culturais
exotismo.

Como Citar

VOLPI, Maria Cristina. Composições zoológicas: Errâncias transatlânticas de objetos feitos com aves, penas e insetos até os oitocentos. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 252–269, 2018. DOI: 10.24978/mod.v2i2.1163. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663300. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

Na cultura material dos oitocentos, na Europa e nas Américas, a vida após a morte de pássaros e insetos se materializou em composições que incluíam quadros [‘pinturas’], arranjos decorativos, joias, chapéus, ventarolas e trajes. Nessas diversas tipologias os enquadramentos classificatórios dos objetos não dão conta de sua natureza múltipla, ora natureza, ora arte. Este artigo reflete sobre o percurso e os sentidos atribuídos a um tipo de arte plumária não indígena produzida no Rio de Janeiro no século XIX, sob o ângulo das transferências culturais (Compangnon, 2009). O ponto de partida é o estudo de uma ventarola de penas, ave e insetos em sua caixa, um artesanato oitocentista muito pouco estudado no Brasil.  Nesse percurso, encontramos o vínculo entre a produção oitocentista que atendia à demanda de um gosto de caráter burguês no contexto da influência franco-inglesa preponderante, com a época do descobrimento, quanto a produção material dos índios brasileiros passa a circular nas esferas mais restritas da aristocracia e alta burguesia europeia.
https://doi.org/10.24978/mod.v2i2.1163
PDF

Referências

A ARTE DAS FAZEDEIRAS DE REDES DO NORDESTE BRASILEIRO. Oficina. Jangada Brasil, ano II, n. 15, nov. 1999. Disponível em: <http://www.jangadabrasil.com.br/novembro15/of15110a.htm>. Acesso em: 21 nov. 2015.

ALMANACK LAEMMERT, 1856. Extrato do relatório geral da Exposição Nacional de 1861. Supplemento. 1863.

BAYLE-MOUILLARD, Élisabeth-Félicie (1796-1865). Manuel du fleuriste artificiel. Paris: La Librarie Encyclopédique de Roret, 1829. Disponível em : <http://gallica.bnf.fr>. Acesso em : 22/02/2015.

BOURDE, André. Capitulo VI: História do Exotismo. In: POIRIER, Jean (dir.). História dos Costumes: o homem e o outro. 8º vol. Lisboa: Editorial Estampa, 2003, p. 235-246.

CANTINHO, Manuela. Colecções etnográficas extra-ocidentais em Portugal: passado, presente e futuro. 7º Congresso Ibérico de Estudos Africanos. Lisboa 2010. p.1-10. Disponível em: <http://www.portaldoconhecimento.gov.cv>. Acesso em: 30 ago.2015.

CARVALHO, Rómulo de. A História Natural em Portugal no século XVIII. 1ª ed. Lisboa: Instituto de Cultura e Língua Portuguesa/Ministério da Educação, 1987. Coleção Biblioteca Breve, vol. 112.

CASCUDO, Luiz da Camara. Pesquisas e notas da etnografia brasileira: a rede de dormir. Diário de Minas, Belo Horizonte, 27 set. 1953.

CEARD, Jean; MARGOLIN, Jean-Claude. Voyager à la Renaissance. Actes du Colloque de Tours. 30 juin–13 juillet 1983. Paris : Maisonneuve et Larose, 1987.

COLOMER, José Luis; DESCALZO, Amalia. Vestir a la española - en las cortes europeas (siglos XVI y XVII). V. 1. Madrid: Centro de Estudios Europa Hispánica, 2014.

CORREIO MERCANTIL, vol. 2, n. 86, 23 abr. 1831, p. 4; n. 459, 03 ago.1832, p. 3.

DENIS, Ferdinand. Arte plumaria – Les plumes leur valeur et leur emploi dans les arts au Mexique, au Pérou, au Brésil, dans les Indes et dans l’ Océanie. Paris: Ernest Leroux, 1875.

DIARIO DO RIO DE JANEIRO, 02 jan.1832, p. 1; n. 7 de 10 jan. 1837, p. 3; Anno XVII, n. 220, 02 out.1838, p. 4; n. 124, 04 jun.1839, p. 3; Anno XVII, n. 289, 21 dez.1839, p. 4; n. 8, 11 jan.1840, p. 3; Anno XIX, n. 270, 30 nov.1840, p. 3; Anno XIX, n. 271, 01 dez.1840, p. 3; Anno XX, n. 97, 03 maio1841, p. 3; Anno XX, n. 228, 11 out.1841, p. 3; Anno XXI, n. 89, 23 abr.1842, p. 3; Anno XXI, n. 197, 07 set.1842, p. 3; ed. 150, 02 jun.1863, p. 2; Anno 55, n. 104, 17 abr.1872, p. 3.

DICKINSON, J.A. Taxidermy. In: KITE, Marion and THOMSON, Roy. Conservation of leader and related materials. London: Elsevier, 2006, p. 130-140.

EXPOSITION UNIVERSELLE DE 1855. Rapports Du Jury Mixte International. Publié sous la direction de S. A. I. Le Prince Napoléon, President de La Commission Impériale. Paris: Imprimerie Impériale, 1856. Disponível em: <http://gallica.bnf.fr>. Acesso em: 22 fev. 2015.

GAZETA DO RIO DE JANEIRO, 05/02/1817; 08/07/1818.

GERE, Charlotte, RUDOE, Judy. Jewellery in the age of Queen Victoria; a mirror to the world. London: The British Museum Press, 2010.

GERRITSEN, Anne; RIELLO, Giorgio. The global lives of things; the material culture of connections in the early modern world. London/New York: Routledge, 2016.

LUZ SORIANO, Simão José da. Revelações da minha vida e memorias de alguns factos e homens meus contemporaneos. Porto: A. Leite Guimarães Editor, 1891. Disponível em: <https://archive.org/>. Acesso em: 22 fev. 2015.

MARSCHNER, Joanna. A Weaving field of feathers; dressing the head for presentation at the Englisch Court, 1700-1939. In: SWAN, Jude, et. Al (orgs.). Birds of Paradise: plumes and feathers in Fashion. Antwerp: Lannoo, 2014, p. 140-147.

MERTENS, Win. Feather Fans: Renaissance and high bloom in western fashion, 1830-1930. In: SWAN, Jude, et. al. Birds of Paradise: plumes and feathers in Fashion. Antwerp: Lannoo, 2014, p. 6-29.

MITTL-RAHL, Tione. Die Geschichte der Seidenblumem. Hannover: M. & H Schaper Verlag, 1981.

MORALES, Alfredo J. Un San Jerónimo de arte plumaria em el convento de San José de Sevilla. Laboratorio de Arte 24, Espanha: Universidade de Sevilla. 2012. p. 215-223. Disponível em: <http://hdl.handle.net/11441/12425>. Acesso em: 26 jan.2018.

MUSEU D. JOÃO VI – Escola de Belas Artes – Universidade Federal do Rio de Janeiro. Disponível em: <http://museu.eba.ufrj.br>. Acesso em: 10 jan. 2018.

NASCIMENTO, Fátima Regina. A formação da coleção de indústria humana no Museu Nacional, século XIX. Tese de doutorado. Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2009. Disponível em: <http://livros01.livrosgratis.com.br/cp084996.pdf>. Acesso em: 22 nov. 2015.

OFFICIAL CATALOGUE OF THE GREAT EXHIBITION OF THE WORKS OF INDUSTRY OF ALL NATIONS. London: Spice Brothers, Whole sale Stationers; W. Clowes & Sons, Printers, 1851. Disponível em: <https://archive.org/>. Acesso em: 4 mar. 2015.

PEDRO II, anno XXII, n. 274, 25 abr. 1861, p.3.

PELLERIN, Nicole. Vêtements de peau(x) et de plumes: la nudité des indiens et la diversité du monde au XVIe siècle. In: COLLOQUE DE TOURS, Voyager à la Renaissance, 1983, Tours. CEARD, J. ; MARGOLIN, J.-C. (orgs.) Actes… Paris : Maisonneuve et Larose, 1987, p. 509 – 530.

PERRONE-MOISÉS, Beatriz. L’alliance normando-tupi au XVIe siècle: la célébration de Rouen. Journal de la société des américanistes [En ligne], n. 94-1, 2008, mis enlignele 10 juin 2013. Disponível em: <http://jsa.revues.org/8773>. Acesso em 27 fev. 2015.

POMIEN, Krzysztof. Colecção. In. GIL, Fernando (coord.) Enciclopedia Einaudi – Memória – História. Vol. 1. Lisboa: Imprensa Nacional/ Casa da Moeda, 1984, p. 51-86.

PORTO ALEGRE, Manuel de Araújo (1806-1899). Relatório da Comissão que representou o Império do Brasil na Exposição Universal de Vienna d’Austria em 1873. Rio de Janeiro: Typographia Nacional, 1874.

RIBEIRO, Berta G. e VELTHEM, Lucia Hussak van. Coleções etnográficas: documentos materiais para a história indígena e a etnologia. In: CUNHA, Manuela Carneiro da (org.). Historia dos índios do Brasil. São Paulo: Cia. Das Letras, 1992, p. 103-114.

SCHINDLER, Helmut. Plumas como enfeites da moda. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, v.8, (suplemento), Casa de Oswaldo Cruz, 2001, p. 1089-1108. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.1590/S0104-59702001000500016>. Acesso em: 08 out. 2012.

SCHOEPF, Daniel, MONNIER, Alain. L’art de la plume – indiens du Brèsil. Genève: Musée d´Ethnographie, 1985. Catalogue d’exposition.

TEIXEIRA LEITE, José Roberto. A China no Brasil; influências, marcas, ecos e sobrevivências chinesas na arte e na sociedade do Brasil. Mimeo. Tese de doutorado. Instituto de Artes da Universidade de Campinas/UNICAMP, São Paulo: Campinas, 1994.

TOLINI, Michelle. “Beetle abominations” and birds on bonnets: zoological fantasy in late-nineteenth-century dress. 19th Art Wordwide; a journal of ninetheenth-century visual culture, v. 1, issue 1, Spring 2002. Disponível em: <http://www.19thc-artworldwide.org/spring02/85-spring02/spring02article/206-qbeetle-abominationsq-and-birds-on-bonnets-zoological-fantasy-in-late-nineteenth-century-dress>. Acesso em: 21 nov. 2015.

VOLPI, Maria Cristina. The Exotic West: The Circuit of Carioca Featherwork in the Nineteenth Century. Fashion Theory, 20 (2), p.127-152, 2016.

______. A roupa nova do Imperador: Dom Pedro I e Dona Leopoldina em trajes de grande gala. Comunicação. Rio de Janeiro: Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, 2014a.

______. Imagens desdobradas: os leques da Coleção Ferreira das Neves. In: MALTA, Marize; PEREIRA, Sonia Gomes; CAVALCANTI, Ana (orgs.). Ver para crer: visão, técnica e interpretação na Academia. Rio de Janeiro: Escola de Belas Artes, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2013, p. 195-206.

______ Penas para que te quero! O circuito da arte plumária não indígena brasileira no oitocentos. In: NETO, Maria João, MALTA, Marize (ed.). Coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX: perfis e trânsitos. Casal de Cambra, Portugal: Caleidoscópio, 2014b, p.183-194.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.