A obra errante é viagem e estrada
PDF

Palavras-chave

Trajetória
Cópia
David de Michelangelo
História da Arte
Instituto RB.

Como Citar

PAIVA, Diego Souza de. A obra errante é viagem e estrada: A trajetória de uma cópia do David de Michelangelo e outras possíveis histórias da arte. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 311–327, 2018. DOI: 10.24978/mod.v2i2.1066. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663311. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

O artigo aborda a trajetória de uma cópia do David de Michelangelo, que veio a se integrar ao acervo do Instituto Ricardo Brennand (Recife/PE), ao final de 2010. Encomendada no ano de 2000 para decorar o jardim de um restaurante em Curitiba, a peça foi considerada um “objeto de mal gosto” e pivô de uma série de questões, até ser leiloada e adquirida pelo instituto pernambucano, passando por uma verdadeira metamorfose e construindo para si outros sentidos. Considerada em sua biografia e a partir das questões que mobilizou, a cópia se revelou um “objeto inquieto”, privilegiado para se discutir outras histórias possíveis da arte, ao considerar os sentidos das obras de arte não fixos em um determinado espaço-tempo, mas instáveis e construídos em suas trajetórias.  

https://doi.org/10.24978/mod.v2i2.1066
PDF

Referências

CARVALHO, Paula. David na era da reprodutibilidade. Folha de Pernambuco. 19 jan. 2011 – Caderno Programa.

CAUQUELIN, Anne. Teorias da arte. Tradução Rejane Janowitzer. São Paulo: Martins Fontes, 2005, p. 21..

COLI, Jorge. A semelhança e a aura: sobre Proust e Walter Benjamin. In: O corpo da liberdade: reflexões sobre a pintura do século XIX. São Paulo: Cosac Naify, 2010, p. 267-284.

CRISTO, Maraliz de Castro Vieira. Percursos de “Tiradentes esquartejado”, entre o museu e o pesadelo. Anais do VIII Seminário do Museu D. João VI/ IV Colóquio internacional coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. Arte e seus lugares: coleções em espaços reais. Rio de Janeiro: UFRJ, Museu Nacional de Belas Artes, 2017, p. 301-311.

ELIAS, Norbert. A peregrinação de Watteau à ilha do amor: seguida de seleção de textos sobre Watteau. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

FERNANDES, Eder. [O David e o projeto do Caffe Maria]. Curitiba, 2016. Entrevista realizada no Restaurante Sale Pepe, 15 jul. 2016.

FERNANDES, José Carlos. O rejeitado do Champagnat. Gazeta do Povo. Curitiba, 25 jul. 2009.

FRALETTI, Zilda. [Para aonde iria o David do Caffe Maria?]. Curitiba, 2016. Entrevista realizada na Zilda Fraletti Galeria de Arte, 21 jul. 2016.

GRAÇA, Rosemeire Odahara. [Para aonde iria o David do Caffe Maria?]. Curitiba, 2016. Entrevista realizada Faculdade de Artes do Paraná (FAP), 20 jul. 2016.

IRB adquire réplica de David de Michelangelo. Revista Perto de Casa. Recife. 17 jan. 2011 – Matérias Online – Acessível em: Com p. ¼ - (SL Comunicações & Marketing)

MALTA, Marize. Sobre sentidos dos objetos conforme lugares que ocupam: um olhar sobre a coleção Jerônimo Ferreira das Neves. In: OLIVEIRA, Emerson Dionísio Gomes de; COUTO, Maria de Fátima Morethy (orgs). Instituições da arte. Porto Alegre/RS: Zouk, 2012.

______. Jarra Beethoven e a incrível história de uma imagem-problema. ArtCultura, Uberlândia, v. 12, n. 20, p. 135-150, jan-jun, 2010.

NAVOLAR, Jeferson Dantas. A arquitetura resultante da preservação do patrimônio edificado em Curitiba. Curitiba: Factum Pesquisas Históricas, 2011.

PAIVA, Diego Souza de. Quando a pedra caminha: notas sobre a errância de um gigante. In: Anais do XXIII Encontro Nacional da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Belo Horizonte: ANPAP; Programa de Pós-graduação em Artes – UFMG, 2014, p. 1648-1664.

_______. “É só uma cópia”: notas sobre História da Arte e o valor crítico das reproduções. Revista VIS, v.14, 2015, p. 252-268.

______. A originalidade de um copista nato: a coleção do Instituto Ricardo Brennand como prática de reprodução. In: Anais do 24º Encontro Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas. Redes e Conexões. Santa Maria/RS: ANPAP/PPGART/CAL/UFSM, 2015. p. 1988-2002.

______. No reino das cópias: A coleção do Instituto Ricardo Brennand ou sobre outra história da arte. In: CAVALCANTI, Ana; OLIVEIRA, Emerson Dionisio de; COUTO, Maria de Fátima Morethy; MALTA, Marize. (Orgs.). Anais Eletrônicos do II Encontro do Grupo MODOS Histórias da Arte em Coleções – comunicações. Rio de Janeiro: EBA-UFRJ, 2016, v. p. 32-46;

______. O David de Michelangelo através de suas cópias no século XIX: ou sobre o protagonismo dos coadjuvantes. In: KNAUSS, Paulo; MALTA, Marize. (Org.). Outros objetos do olhar: história e arte. Niterói/RJ: LABHOI/UFF, 2016, p. 11-19.

______. Das masmorras do Castelo de São João: o Instituto Ricardo Brennand e uma proposta de sentido para uma coleção. In: Anais do VIII Seminário do Museu D. João VI/ IV Colóquio internacional coleções de arte em Portugal e Brasil nos séculos XIX e XX. Arte e seus lugares: coleções em espaços reais. Rio de Janeiro: UFRJ, Museu Nacional de Belas Artes, 2017, p. 243-254.

PICCININI, Patricia. In Another Life. Catalogue. Wellington City Gallery. Wellington, NZ, 2006. Disponível também em: <http://www.patriciapiccinini.net/writing/28/116/72>

PIRES, Ângela Ceccato. BOLETIM INFORMATIVO DA CASA ROMÁRIO MARTINS. Erbo Stenzel. Curitiba: FCC, v.15, n. 82, ag. 1988,

SASSOON, Donald. Mona Lisa: a história da pintura mais famosa do mundo. Tradução Luiz Antônio Aguiar. Rio de Janeiro: Record, 2004.

SILVA, Leonardo Dantas da. O David do Instituto Ricardo Brennand. A Relíquia. São Paulo, mar. 2010.

VAN HENSBERGEN, Gijs. Guernica: a história de um ícone do século XX. Tradução Beatriz Horta. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.