Contributos para o percurso e evolução da gravura em Portugal entre os séculos XVI e XVII
PDF

Palavras-chave

Gravura
Ensino Artístico
História da Gravura
Academia
CIEBA.

Como Citar

BATISTA, Jorge. Contributos para o percurso e evolução da gravura em Portugal entre os séculos XVI e XVII. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 111–123, 2018. DOI: 10.24978/mod.v2i2.1045. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663316. Acesso em: 5 maio. 2024.

Resumo

A análise da evolução da gravura em Portugal entre os séculos XVI e XVII são o objetivo do presente artigo. A gravura artística em Portugal assistiu, até final do século XVII, a um tímido desenvolvimento quando comparado com os restantes países europeus. Uma conjuntura política, social e económica desfavorável e uma condição de país periférico, não contribuíram para o progresso das artes visuais em geral. Contudo, a gravura acabou por beneficiar dos contactos realizados com o exterior e muito particularmente com a deslocação de mão de obra estrangeira especializada, que se estabeleceu nas oficinas e escolas, e em muito enriqueceram o panorama cultural do país. Este movimento permitiu que a gravura artística em Portugal observasse uma consolidação e uma afirmação importante, que viria a ter um momento áureo na centúria setecentista. 

https://doi.org/10.24978/mod.v2i2.1045
PDF

Referências

ARANHA, B. A Imprensa em Portugal nos séculos XV e XVI. Lisboa: Imprensa Nacional, 1898.

ARAÚJO, A. Alguns gravadores activos na edição de música: 1765-1830. In: Os Reinos Ibéricos na Idade Média: livro de homenagem ao Professor Doutor Humberto Carlos Baquero Moreno, Volume 3. Porto: Faculdade de Letras da Universidade do Porto, 2003, p. 1331-1346.

BENJAMIN, W. Sobre Arte, Técnica, Linguagem e Política, introdução de T. W. Adorno. Lisboa: Relógio D’Água Editores, 1992.

CATAFAL, J.; OLIVA, C. A Gravura. Lisboa: Editorial Estampa, 2003.

CHAVES, L. Subsídios para a História da Gravura em Portugal. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 1927.

COSTA, F. Antiguidade da Arte da Pintura. MS., Yale University Library George Kubler (org.). The Antiquity of the Art of Painting by Felix da Costa. (Trad. ing. G. Kubler, G. L. Hersey, R. F. Thompson, N. G. Thompson e C. Wilkinson). New Haven e Londres: Yale University Press, 1967.

ESTATUTOS DA SOCIEDADE PROMOTORA DE BELLAS ARTES EM PORTUGAL. Lisboa Typographia de M. da Costa, 1863.

ESTATUTOS DA SOCIEDADE PROMOTORA DE BELLAS ARTES EM PORTUGAL. Lisboa, Typographia Universal, 1868.

FRANCISCO, Bispo Conde D. Lista de alguns artistas portugueses colligida de escriptos e documentos pelo Excellentissimo e Reverendíssimo Senhor Bispo Conde, D. Francisco no decurso de suas leituras em Ponte de Lima no anno de 1825, e em Lisboa no anno de 1839. Lisboa: Imprensa Nacional, 1839.

JORGE, A.; GABRIEL, M. Técnicas da Gravura Artística – Xilografia, Calcografia, Litografia. Lisboa: Livros Horizonte, 2000, 2.ª edição.

LISBOA, M.H. As Academias e as Escolas de Belas Artes e o Ensino Artístico (1836-1910). Lisboa: Edições Colibri, IHA-FCSH, UNL, 2007.

MACHADO, Cyrillo Volkmar. Conversações sobre a Pintura, Escultura e Architectura, Escriptas e dedicadas aos Professores e aos Amadores das Belas Artes. Lisboa: Officina de Simão Tadeu Ferreira, 1794.

MACHADO, Cyrillo Wolkmar. Colecção de Memórias relativas às vidas dos Pintores e Escultores, Arquitectos, e Gravadores Portugueses e dos estrangeiros que estiveram em Portugal, recolhidas e ordenadas por Cyrillo Volkmar Machado. Lisboa: Impressão Régia, 1823.

MENEZES, J. J. V. Typographia Chalcographica, Typoplastica, e Litteraria do Arco do Cego encontramos o Tratado da Gravura a Água Forte e a Buril, e em Maneira negra com o modo de Construir as prensas modernas, e de imprimir em Talhe Doce. Por Abraham Bosse Gravador Régio. Nova Edição, Traduzida do Francez, debaixo dos auspícios e ordem de Sua Alteza Real, O Príncipe Regente, Nosso Senhor, por Menezes, Presbítero Mariannense. Lisboa: Typographia Chalcographica, Typoplastica, e Litteraria do Arco do Cego, 1801.

PEDROSO, J. A Gravura de Madeira em Portugal, Estudos em todas as especialidades e diversos estylos. Lisboa: Empreza – Horas Românticas, 1872.

PEREIRA, P. Arte Portuguesa. História Essencial. Coleção Temas e Debates. Lisboa: Círculo de Leitores, 2011.

SOARES, E. História da Gravura Artística em Portugal – Os Artistas e as suas obras, Volume I, Lisboa, Livraria Samcarlos, 1971.

MOREIRA, R.; RODRIGUES, A. (coord.), Tratados de Arte em Portugal. Lisboa: Scribe, 2011.

VITERBO, S. Dicionário Histórico e Documental dos Arquitectos, Engenheiros e Construtores Portugueses, Volume I e III. Lisboa: Imprensa Nacional; Casa da Moeda, 1899.

_____. A gravura em Portugal, breves apontamentos para a sua história. Separata do Boletim da Real Associação dos Arquitectos Civis e Arqueólogos Portugueses. Lisboa: Typographia da Casa da Moeda e Papell Selado, 1909.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.