Objetos e suas narrativas visuais
PDF

Palavras-chave

Cofres de amor
Píramo e Tisbe
narrativa visual
Arte Medieval
Bottega degli Embriachi

Como Citar

TATSCH, Flavia Galli. Objetos e suas narrativas visuais: Algumas considerações sobre o mito de Píramo e Tisbe nos cofres de amor do tardo-medievo. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 2, n. 2, p. 193–212, 2018. DOI: 10.24978/mod.v2i2.1028. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8663317. Acesso em: 25 abr. 2024.

Resumo

Em Metamorfoses, Ovídio escreveu sobre a história do amor puro entre Píramo e Tisbe e seu desfecho trágico. Nos séculos XIV e XV, o mito foi entalhado em cofres de amor por artesãos parisienses e pela Bottega degli Embriachi. O artigo buscará fazer algumas considerações sobre a narrativa visual do mito nesses objetos de uso pessoal, entendendo-os como espaços perpassados e vivificados por diversas narrativas.

https://doi.org/10.24978/mod.v2i2.1028
PDF

Referências

ALLAIRE, Gloria. Cantare. In: KLEINHENZ. Medieval Italy: an encyclopedia. Vol 1. Nova York / Londres: Routledge, 2004.

BALDASSARE, Ida. Piramo e Thisbe: dal mito all’imagine. In: L'Art décoratif à Rome à la fin de la République et au début du principat. Table ronde de Rome (10-11 mai 1979) Roma: École Française de Rome, 1981, p. 338. (Publications de l'École française de Rome, 55) Disponível em: <http://www.persee.fr/doc/efr_0000-0000_1981_act_55_1_1479>. Acesso em: 31 mar. 2016.

BASCHET, Jérôme. Inventivité et serialité des images médiévales: pour une approche iconographique élargie. Annales. Histoire, Sciences Sociales, 51e Annés, n. 1 (jan.-feb., 1996), pp. 93-133. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/27585099>. Acesso em: 20 dez. 2009.

CAMILLE, Michael. Seeing and Reading: Some Visual Implications of Medieval Literacy and Illiteracy. Art History 8 (1985), pp. 26-49. (Disponível em:https://doi.org/10.1111/j.1467-8365.1985.tb00148.x; Acesso em: 29 mar. 2017)

____. The Medieval Art of love. Objects and subjects of desire. Londres: Laurence King Publishing, 1998.

CARNS, Paula Mae. Compilation in Ivory: The Composite Casket in Metropolitan Museum. Gesta, vol. 44, n. 2 (2005), pp. 69-88. Disponível em: <http://www.jstor.org/stable/25067115>. Acesso em: 29 mar. 2013.

COLA, Anna. 10. Piramo e Tisbe. Sem data. Disponível em: <http://www.iconos.it/le-metamorfosi-di-ovidio/libro-iv/piramo-e-tisbe/immagini/10-piramo-e-tisbe/>. Acesso em 11 set. 2017.

GONZÁLEZ ZYMLA, Herbert. Aristóteles y la Cortesana: iconografía del filósofo metafísico dominado por el deseo entre los siglos XIII Y XVI. Revista Digital de Iconografía Medieval, n. 17 (2017), pp. 7-44. Disponível em: <https://www.ucm.es/data/cont/docs/621-2017-06-23-Arist%C3%B3teles%20y%20la%20cortesana39.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2017.

GIUSTI, Paola e LEONE DE CASTRIS, Pierluigi (a cura di). Medioevo e produzione artistica di serie: smalti di Limoges e avori gotici in Campania. Firenze, Centro Di, 1981. Catálogo de exposição, Napoli, Museo Duca di Martina, ottobre 1981-aprile 1982.

HARRIS, Anne F. Narrative. Studies in iconography. Medieval Art History Today – Critical Terms, Special Issue, vol. 33, 2012, pp. 47-60.

____. The iconography of narrative. In: HOURIHANE, Colum. The Routledge Companion to medieval iconography. Londres e Nova York: Routledge, 2017. Edição Kindle.

LEWIS, Suzanne. Narrative. In: RUDOLPH, Conrad (ed.) A Companion to Medieval Art: Romanesque and Gothic in Northern Europe. Malden, MA: Blackwell Publishing, 2010, pp. 86-105.

LONGHURST, Margaret H. Catalogue of carvings in ivory. London: Victoria and Albert Museum, 1927.

MANUWALD, Henrike. Carving the Folie Tristan: ivory caskets as material evidence of textual history. In: PERKINS, Nicholas (Ed.). Medieval romance and material culture. Cambridge: D.S.Brewer, 2015, pp. 215-231.

NATALE, Mauro e ROMANO, Serena. Arte lombarda dai Visconti agli Sforza. Milão: Skira, 2015. Catálogo de exposição. Milão, Palazzo Reale, 12 mar.. a 28 jun. 2015.

PANOFSKY, Erwin. Iconografia e Iconologia: Uma introdução ao estudo da Arte na Renascença. In: ____. Significado nas artes visuais. São Paulo: Perspectiva, 2014, pp. 47-87.

PITARCH, Antoni José; MERLINI, Elena. Cofres de amor. [Castellón]: Fundación Blasco de Alagón, 2007. Catálogo de exposição no Museu de Bellas Artes de Castelló, 19 abr. a 15 jul. 2007.

RANDALL Jr., Richard H. Masterpieces of ivory from the Walters Art Gallery. New York, Hudson Hills Press, 1985.

____. Popular romances carved in ivory. In: BARNET, P. (Ed.). Images in ivory. Precious objects of the gothic age. Princeton: Princeton University Press, 1997, pp. 63-79.

SCARPATI, Oriana. Echi del Piramus et Tisbé in un cantare quattrocentesco in ottava rima. Medioevi. Rivista di letterature e culture medievali, 3-2017, pp. 213-229. Disponível em: <http://www.medioevi.it/index.php/medioevi/article/view/72>. Acesso em 14 dez. 2017.

SCHLOSSER, Julius von. Die Werkstatt der Embriachi in Venedig. Jahrbuch der Kunsthistorischen Sammlungen des Allerhöchsten Kaiserhauses, 20, 1899, pp. 220-282. Disponível em:<http://digi.ub.uni-heidelberg.de/diglit/jbksak1899/0265?sid=66b8fd6c5c0a4021a0bbedecc17b5e07>. Acesso em: 20 dez. 2017.

SERCAMBI, Giovanni. Novelle. Torino: Ermanno Loescher, 1889, pp. 326-328. Disponível em: <https://ia800205.us.archive.org/6/items/novelleinedited02sercgoog/novelleinedited02sercgoog.pdf >. Acesso em: 18 dez. 2017.

SEZNEC, Jean. The survival of the pagan gods. The mythological tradition and its place in renaissance humanism and art. New York: Harper Torchbooks, 1961.

ST. CLAIR, Archer; MCLACHLAN, Elizabeth. The carver’s art. Medieval sculpture in ivory, bone and horn. New Jersey: The State University of New Jersey/Rutgers, 1989. Catálogo de exposição, 10 set. a 21 de nov. 1989.

TOMASI, Michele. ’Les fais des preudommes ausi com s’il fussent present’: gli avori cavallereschi tra romanzi e immagini. In: CALTELNUOVO, Enrico (org.). Le stanze di Artú. Gli affreschi di Frugarolo e l’immaginario cavalleresco nell’autunno del Medioevo. Milão: Electa, 1999, p. 128-137. Catálogo de exposição. Alexandria, 16 out. 1999-9 jan. 2000. Disponível em: <https://www.academia.edu/7095781/Avori_cavallereschi_tra_romanzi_e_immagini>. Acesso em: 30 mar. 2015.

____. Miti antichi e riti nuziali: sull’iconografia e la funzione dei cofanetti degli Embriachi. Iconographica 2 (2003): 124-45. Disponível em:. Acesso em: 30 mar. 2015.

____. Monumenti d’avorio. I dossali degli Embriachi e i loro commitenti. Pisa: Scuola Normale Superiore Pisa/Institut national d’histoire de l’art, Paris, 2010.

TREXLER, Richard C. The Magi enter Florence. The Ubriachi of Florence and Venice. In: ____. Church and community, 1200-1600. Studies in the history of Florence and New Spain. Roma: Edizioni di Storia e Letteratura, 1987, pp. 75-167.

WILLIAMSON, Paul e DAVIES, Glyn. Medieval ivory carvings 1200-1550. Parte II. Londres: Victoria & Albert Museum, 2014.

ZUMTHOR, Paul e McGARRY, Jean. The Impossible Closure of the Oral Text. Yale French Studies, n. 67, Concepts of Closure (1984), pp. 25-42. Disponível em: < https://www.jstor.org/stable/pdf/2929906.pdf>. Acesso em: 02 ago. 2017.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2018 MODOS

Downloads

Não há dados estatísticos.