Resumo
O presente artigo propõe a reflexão sobre dois trabalhos da artista Renata Lucas, Projeto Casa de Vidro (2013) e Aqui havia um projeto de cidade (2017), com o intuito de analisar como a artista discute e fricciona seus trabalhos em relação ao espaço onde se inserem, no caso, os espaços são as obras da arquiteta Lina Bo Bardi, respectivamente, Casa de Vidro e MASP. A presente análise parte da apresentação do uso dos espaços públicos, compreendendo a obra de Lina Bo Bardi como um espaço para encontros e confrontos, e apresenta o trabalho de Renata Lucas como uma fricção a respeito da questão da urbanização da Avenida Paulista e os usos (privados) do espaço coletivo. Assim, a memória de Lina Bo Bardi é ativada no Projeto Casa de Vidro (2013) com a ênfase na questão do vidro, como material utilizado por Lina Bo Bardi, e a sua relação com a Casa/instituição. Renata Lucas ao referir-se à memória de Lina Bo Bardi considera que a arquiteta tinha um projeto civilizatório, assim, a artista, ao criar uma fricção com um tempo desconhecido, traz para o presente um fantasma de uma possível cidade.Referências
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