‘Espantos legíveis’

palavra escrita e visualidade nas obras de Waltercio Caldas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20396/modos.v5i3.8666481

Palavras-chave:

Waltercio Caldas, Palavra escrita e visualidade, Ficção nas coisas

Resumo

O texto aborda a produção do artista Waltercio Caldas (Rio de Janeiro, 1946) a partir do encontro entre palavra escrita e visualidade, refletindo sobre a experiência que esse tipo de combinação é capaz de produzir, tanto do ponto de vista da arte como também do ponto de vista mais amplo da linguagem em geral. Serão analisadas três obras do artista: o ensaio visual Ficção nas coisas (2012), o conjunto de trabalhos intitulado Frases sólidas (2002) e as instalações da Série Veneza (1997). As análises partem da vivência dos trabalhos, na conjunção entre visão e leitura que promovem, de declarações do artista sobre a sua produção que explora a união entre escrita e visualidade, além de textos críticos sobre sua obra e de referências da história da arte que ajudam a pensar seus trabalhos sob o ponto de vista da junção entre palavra e artes visuais: Mallarmé, Marcel Duchamp, o movimento Surrealista e os movimentos concretistas brasileiros. Os experimentos de Waltercio Caldas com a palavra escrita nos levam ao entendimento de que a arte, pela via da experiência sensível, possibilita a reflexão sobre a linguagem e seus limites, tensionando-a de um modo que a via do conceito não seria capaz de fazê-lo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Mannarino, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da Escola de Belas Artes e do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV / EBA-UFRJ).

Referências

BLANCHOT, M. O livro por vir. São Paulo: Martins Fontes, 2005.

BRITO, R. O espelho crítico (1975). In: Experiência crítica. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

CALDAS, W. Depoimento sobre o ensaio visual Ficção nas coisas (vídeo). Blog do IMS, 2012a. 1h10min. Son. Color. Português. Disponível em: http://www.blogdoims.com.br/videos/.

CALDAS, W. Ficção nas coisas (ensaio visual). Serrote. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, n.10, março de 2012b.

CALDAS, W. L de livro. Serrote. Rio de Janeiro: Instituto Moreira Salles, n.13, março de 2013.

CALDAS, W. Entrevista a Ligia Canongia. In: Mar nunca nome. Catálogo. Rio de Janeiro: Centro Cultural Light, 1998.

CALDAS, W. Salas e abismos. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

CALDAS, W. Waltercio Caldas. São Paulo: Cosac Naify, 2001.

DERRIDA, J. Gramatologia. São Paulo: Perspectiva, 2011.

GULLAR, F. Tentativa de compreensão (1959). In: AMARAL, A. (Org.). Projeto construtivo brasileiro na arte. Rio de Janeiro: Museu de Arte Moderna; São Paulo: Pinacoteca do Estado, 1977.

NAVAS, A. M. À luz do olhar. In: CALDAS, W. Livros. Catálogo. Porto Alegre: Museu de Arte do Rio Grande do Sul Aldo Malagoli, São Paulo: Pinacoteca, 2002.

OSORIO, L. C. Entre o ler e o ver: a forma-livro na arte de nosso século e seu desdobramento na arte brasileira contemporânea: Waltercio Caldas e Artur Barrio. In: SÜSSEKIND, F.; DIAS, T. (Org.). A historiografia literária e as técnicas da escrita: do manuscrito ao hipertexto. Rio de Janeiro: Casa de Rui Barbosa e Vieira e Lent, 2004.

PÉREZ-BARREIRO, G. Waltercio Caldas: o ar mais próximo e outras matérias. Porto Alegre: Fundação Iberê Camargo, 2012.

POUND, E. A arte da poesia: ensaios escolhidos. São Paulo: Cultrix, Editora da Universidade de São Paulo, 1976.

RANCIÈRE, J. L’espace des mots: de Mallarmé à Broodthaers. Nantes: Musée de Beaux-Arts de Nantes, 2005.

SALZSTEIN, S. Acima e abaixo do horizonte. In: CALDAS, W. Salas e abismos. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

SALZSTEIN, S. Waltercio Caldas. In: CALDAS, W. Ciclo de escultura: Waltercio Caldas. Catálogo. São Paulo: Funarte, 1988.

SALZSTEIN, S. Livros, superfícies rolantes. In: CALDAS, W. Livros. Catálogo. Porto Alegre: Museu de Arte do Rio Grande do Sul Aldo Malagoli, São Paulo: Pinacoteca, 2002.

VENÂNCIO FILHO, P. Espaço solúvel. In: CALDAS, W. Salas e abismos. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

Downloads

Publicado

2021-10-15

Como Citar

MANNARINO, A. ‘Espantos legíveis’: palavra escrita e visualidade nas obras de Waltercio Caldas. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 3, p. 43–70, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i3.8666481. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8666481. Acesso em: 10 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos - Colaborações