Resumo
O texto aborda a produção do artista Waltercio Caldas (Rio de Janeiro, 1946) a partir do encontro entre palavra escrita e visualidade, refletindo sobre a experiência que esse tipo de combinação é capaz de produzir, tanto do ponto de vista da arte como também do ponto de vista mais amplo da linguagem em geral. Serão analisadas três obras do artista: o ensaio visual Ficção nas coisas (2012), o conjunto de trabalhos intitulado Frases sólidas (2002) e as instalações da Série Veneza (1997). As análises partem da vivência dos trabalhos, na conjunção entre visão e leitura que promovem, de declarações do artista sobre a sua produção que explora a união entre escrita e visualidade, além de textos críticos sobre sua obra e de referências da história da arte que ajudam a pensar seus trabalhos sob o ponto de vista da junção entre palavra e artes visuais: Mallarmé, Marcel Duchamp, o movimento Surrealista e os movimentos concretistas brasileiros. Os experimentos de Waltercio Caldas com a palavra escrita nos levam ao entendimento de que a arte, pela via da experiência sensível, possibilita a reflexão sobre a linguagem e seus limites, tensionando-a de um modo que a via do conceito não seria capaz de fazê-lo.
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