O banal, o doméstico e o corpo feminino
PDF

Palavras-chave

Doris Salcedo
Corpo ausente
Objetos domésticos e casa
Mulheres e gênero
Memória e testemunho

Como Citar

REBESCO, Vanessa Lúcia de Assis. O banal, o doméstico e o corpo feminino : a presença da ausência na série “La casa viuda” de Doris Salcedo. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 5, n. 3, p. 72–95, 2021. DOI: 10.20396/modos.v5i3.8666742. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8666742. Acesso em: 28 mar. 2024.

Resumo

O objetivo desse artigo é analisar a série La casa viuda (1992-1995) da artista colombiana Doris Salcedo (Bogotá, 1958). Esse trabalho foi inspirado em mulheres rurais colombianas que foram forçadas a sair de suas casas em busca de segurança. Ele é composto por portas, armários, móveis domésticos deslocados de suas edificações e que evocam a ausência do corpo, a perda da casa e falta de abrigo que essas famílias foram obrigadas a suportar. Investigaremos como Salcedo altera as  funções de uso de objetos domésticos e como ela rompe com a tradição que estabelece uma pintura de interior constituída em torno da intimidade e do corpo feminino, visto que todas essas relações desaparecem nessa instalação. Além disso, procuraremos observar de que forma questões relacionadas à cultura material e ao corpo se articulam com problemas de gênero, raça e classe social na América do Sul, tendo em vista que La casa viuda foi elaborada a partir de testemunhos de mulheres vítimas da violência política na Colômbia.

https://doi.org/10.20396/modos.v5i3.8666742
PDF

Referências

ABOIM, S. Do público e do privado: uma perspectiva de género sobre uma dicotomia moderna. In: Estudos Feministas, Florianópolis, n. 20(1), p. 95-117, jan-abr, 2012.

BENHABIB, S. El ser y el outro en la ética contemporânea: feminismo, comunitarismo y posmodernismo. Barcelona: Ed. Gedisa, 2006.

CABRERA, S. Otra forma de decir. Revista Calle: 14, Volumen 10, Número 15 / enero - abril de 2015.

CARUTH, C. Trauma: explorations in memory. Baltimore, EUA: Johns Hopkins University Press, 1995.

CARVALHO, V. C. de. Gênero e artefato: o sistema doméstico na perspectiva da cultura material – São Paulo, Editora da Universidade de São Paulo/FAPESP, 2008.

ESCOBAR, S. A. G. Curpo de mujer: modelo para amar. Medellín, Editorial La Carreta, 2010. Trecho disponível no site: http://ciudadelasmujeres.blogspot.com.br/search?updated-min=2012-01-01t00:00:00-08:00&updated-max=2013-01-01t00:00:00-08:00&max-results=11. Acesso em: 12 fev. 2016.

JELIN, E. Los trabajos de la memoria. Espanha: Editorial Siglo XXI, 2002.

GÓMEZ PRADA, J. A. Tres propuestas plásticas en el arte colombiano del siglo xx: Débora Arango, Beatriz González y Doris Salcedo. convergencias y divergencias. Universidad de Ciencias y Artes de Chiapas. Doutorado em Ciências Sociais e humanas pela Universidade San Cristóbal, Chiapas. 2018.

GONZALEZ, J. Doris Salcedo: trauma y memoria. Colección de arte conteporáneo. Dirección editorial de José Roca Y Alejand ro Martin. Bogotá: Seguros Bolívar, 2015.

HUYSSEN, A. Culturas do passado-presente: modernidade, artes visuais, políticas da memória. Rio de Janeiro: Contraponto, 2014.

MALAGÓN-KURKA, M. M. Arte como presencia indéxica: la obra de tres artistas artistas colombianos en tiempos de violência: Beatriz González; Oscar Muñoz y Doris Salcedo em la década de los noventa. Bogotá: Universidad de los Andes, Facultad de Artes y Humanidades, Departamento de Artes, Ediciones Uniandes, 2010.

RICO, M.R. C. Mujer: blanco del conflicto armado en Colombia. Analecta polit. v. 4. n. 7, julho de 2014.

SANTOS, S.P.B. Poéticas de acción y reacción del género femenino en el arte colombiano desde 1980 hasta nuestros días. ENREDARS, Espanha. 2018.

VALENCIA, G.B. Doris Salcedo: creadora de memoria. Nómadas: 42. Universidad central da Colômbia. 2015.

YEPES MUÑOZ, R.D. La Política del arte: cuatro casos de arte contemporâneo em Colombia. 1. ed. Bogotá: Pontífica Universidad Javeriana, 2012.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2021 Vanessa Lúcia de Assis Rebesco

Downloads

Não há dados estatísticos.