Imaginação diaspórica ou apropriação cultural?
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Palavras-chave

Arte brasileira
Século 20
Imaginário diaspórico
Apropriação cultural
Imaginação do exílio
Carnavalesco

Como Citar

CARDOSO, R. . Imaginação diaspórica ou apropriação cultural? : a afro-brasilidade nas obras de Dimitri Ismailovitch e Maria Margarida Soutello. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 378–410, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8667205. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8667205. Acesso em: 5 mar. 2024.

Resumo

Entre as décadas de 1940 e 1960, os artistas Dimitri Ismailovitch e Maria Margarida Soutello, ambos de origem europeia e imigrados ao Brasil, produziram juntos uma série de obras representando figuras negras e versando sobre temáticas ligadas à afro-brasilidade. O presente artigo examina essa produção e discute sua primeira recepção, com o objetivo de tentar compreender sua inserção no contexto cultural da época. Longe de entender essas obras como mera apropriação cultural, aprofunda-se a análise daquilo que será chamado aqui de ‘imaginação diaspórica’. Argumenta-se que a condição de deslocamento e dupla consciência dos artistas, característica do exílio, canalizou seu olhar sobre a negritude para um esforço de reinvenção identitária por meio da mascarada e do misticismo. O aspecto carnavalesco da cultura brasileira permitiu que essa construção imaginária prosperasse, se constituindo em realidade social.

https://doi.org/10.20396/modos.v6i1.8667205
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