A difícil arte de dar nome aos bois
PDF

Palavras-chave

Títulos
Tautologia
Narrativa nas artes visuais.
Arte conceitual
Palavra e imagem

Como Citar

CADOR, Amir Brito. A difícil arte de dar nome aos bois: a atribuição de títulos nas obras de artes visuais. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 59–90, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i2.8667337. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8667337. Acesso em: 19 abr. 2024.

Resumo

O artigo aborda a importância dos títulos em obras de artes visuais como um elemento constitutivo da obra. Apresentamos aspectos históricos, teóricos e críticos associados ao ato de nomear os trabalhos artísticos. A partir de uma amostra diversa de obras (pinturas, performances, instalações, fotografias, objetos, livros de artista), de diferentes períodos, elaboramos uma tipologia dos títulos: narrativos, descritivos, poéticos, irônicos, tautológicos. Utilizamos como fonte de informação depoimentos e entrevistas dos artistas em que comentam a respeito dos títulos em suas obras. O ensaio "As palavras na pintura" de Michel Butor foi o ponto de partida para este texto, escrito originalmente para acompanhar uma tradução do ensaio. 

https://doi.org/10.20396/modos.v6i2.8667337
PDF

Referências

ARCHER, M. Arte Contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.

BUTOR, M. Les mots dans la peinture. In: _____. Repertoire IV. Paris: Éditions de Minuit, 1974.

CALDAS, W. Manual de Ciência Popular. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.

DUARTE, P. S. Waltercio Caldas. São Paulo: Cosac & Naify, 2001.

ERNST, M. Écritures. Paris: Gallimard, 1970.

FLUSSER, V “Indagações sobre a origem da língua”. In: SALZTEIN, S. (org.) No vazio do mundo. São Paulo: Galeria de Arte do SESI,1996.

FOUCAULT, M. Isto não é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1989.

GÁLLEGO, J. Arte abstracto español. Fundación Juan March, Madri, 1983.

GOMBRICH, E. H. “Image and word in Twentieth-Century Art”. In: Topics of our time: Twentieth-Century issues in learning and in art. Berkeley; Los Angeles: Univ. of California, 1991, p.162-187.

HERZOG, H. A beleza do real. ARS (São Paulo), São Paulo, v. 3, n. 5, p. 50-77, 2005. https://doi.org/10.1590/S1678-53202005000100004.

HOEK, L. “Le titre à l´oeuvre. Manet, modernisme et institutions”. In: HEUSSER, M. et al. Text and visuality – word & image interactions III. Amsterdam: Rodopi, 1999.

KEULEN, S. van. The origin of the title. Kunst & Museumjournaal, vol. 5-6, 1994.

KOTZ, L. Words to Be Looked At: language in 1960s Art. Cambridge, Mass.: MIT Press, 2007.

KUH, K. Diálogo com a arte moderna. Rio de Janeiro: Lidador, 1965.

LANEYRIE-DAGEN, N. "Os gêneros pictóricos". In: LICHTENSTEIN, J. A pintura: textos essenciais. vol. 10: Os gêneros pictóricos. São Paulo, Editora 34, 2006.

MANGUEL, A. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

MORLEY, S. Writing on the Wall: word and image in modern art. Berkeley: University of California Press, 2005.

OWENS, C. O impulso alegórico: sobre uma teoria do pós-modernismo. Arte & Ensaios: Revista do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais, Rio de Janeiro, EBA/UFRJ, ano XI, n. 11, p. 112-125, 2004.

SCHWARTZ, A. O Grande Vidro e os Readymades, Mesmo. Marcel Duchamp: 19ª Bienal de São Paulo – Utopia versus Realidade. São Paulo: Fundação Bienal, 1987. Catálogo de exposição.

STALLABRASS, J. High Art Lite: British Art in the 1990s. London: Verso, 1991.

WOOD, P. Arte Conceitual. São Paulo: Cosac & Naify, 2002.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Amir Brito Cador

Downloads

Não há dados estatísticos.