A imagem-experiência na intersecção de esferas da arte e da vida cotidiana
PDF

Palavras-chave

Cotidiano
Imagem-experiência
Presentificação
Videoinstalação

Como Citar

GUELLER, Viviane. A imagem-experiência na intersecção de esferas da arte e da vida cotidiana. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 2, p. 595–620, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i2.8667376. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8667376. Acesso em: 26 abr. 2024.

Resumo

Neste artigo, discuto a ocorrência da imagem-experiência, conceito operador de uma prática artística engendrado em minha tese de doutorado. Trata-se de uma ação originada em um gesto de colocar-se em disponibilidade perceptiva, um trabalho que nasce de situações de encontro despreparado, conformadas como brechas na vida cotidiana nas quais a imagem está carregada de experiência. A sua instauração na Galeria da Capela, em Lisboa, um espaço expositivo que mantém características históricas singulares relativas ao seu uso original, motivou a reflexão sobre uma intersecção entre dimensões da arte e da vida cotidiana, proporcionando o entendimento da presentificação como uma atualização da imagem-experiência.

https://doi.org/10.20396/modos.v6i2.8667376
PDF

Referências

ARENDT, H. A condição humana. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2007.

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.

BRETON, A. Les Pas Perdus. In: Ouevres Complètes - Vol. I. Paris: Éditions Gallimard, 1988.

CODINA, V. Anri Sala. Fundación Banco Santander. 2017. Disponível em: https://www.fundacionbancosantander.com/visita_virtual/punto-de-partida/es/artistas/anri-sala. Acesso em: 20 set. 2020.

DIDI-HUBERMAN, G. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 1998.

GROYS, B. Arte, poder. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015.

KUNDERA, M. A lentidão. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.

KWON, M. One Place After Another: Notes on Site Specificity. October, v. 80, p. 85-110, Spring 1997. [Tradução Jorgge Menna Barreto]. Disponível em: http://files.cargocollective.com/556035/um-lugar-apos-o-outro.pdf. Acesso em: 20jan.2021

LEFEBVRE, H. Critique de la viequotidienne, t.II: Fondementsd´unesociologie de la quotidienneté.Paris: L´Arche, 1961.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MEYER, J. The Functional Site: or, The Transformation of Site Specificity In: SUDERBURG, E. Space, Site, Intervention: Situating Installation Art. Mineapolis: University of Minesota Press, 2000, p. 23-37.

MORRIS, R. O tempo presente do espaço. In: FERREIRA, G. (Org.). Escritos de artistas. Anos 1960/1970. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.

ONFRAY, M. Teoria da viagem: poética da geografia. Porto Alegre: L&PM, 2009.

SALA, A. Where The Moon Notes Equal The Beach Bridges. Luma Foundation, 2012. Disponível em: https://vimeo.com/71019954. Acesso em: 12 jun. 2017.

SALA, A. Albanês Anri sala vem ao Brasil verter som em obras de arte arquitetônicas. Folha de São Paulo, São Paulo, 28 ago. 2016a. Entrevista concedida a Silas Martí. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/serafina/2016/09/1807219-albanes-anri-sala-vem-ao-brasil-verter-som-em-obras-de-arte-arquitetonicas.shtml. Acesso em: 19 ago. 2020.

SALA, A. Anri Sala: entrevista. Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro, 2016b. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=x-t9Y6A8f0s&feature=emb_logo. Acesso em: 24 ago. 2020.

SMITHSON, R. The Collected Writings. Berkeley: University of California Press. 1996.

SOUSA, J. M. Cordeiro de. COLECTÂNEA Olisiponense. Lisboa: Publicações Culturais da Câmara Municipal de Lisboa, 1953.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2022 Viviane Gueller

Downloads

Não há dados estatísticos.