O retorno à ilha-memória
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Palavras-chave

Diáspora africana
Arte contemporânea
Ilha Gorée
Memória da escravidão
Patrimônio

Como Citar

MOURA, Sabrina. O retorno à ilha-memória: imagens e histórias de Gorée entre os artistas da diáspora africana . MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 6, n. 1, p. 564–582, 2022. DOI: 10.20396/modos.v6i1.8667415. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8667415. Acesso em: 6 out. 2024.

Resumo

O presente artigo toma como base a questão do “retorno à África” a fim de tecer uma leitura sobre um conjunto de obras produzidas por artistas visuais da diáspora negra – entre os quais, Chester Higgins Jr., Ayrson Heráclito, Carrie Mae Weems e Maria Magdalena Campos Pons – que desembarcaram no Senegal e encontraram na Ilha Gorée um dos pontos culminantes de suas jornadas em solo africano. Para tanto, analiso como o emprego de certos recursos narrativos – tais como a contemplação do passado, a continuidade histórica, e a expurgação ritualística – ensaiam um retorno metafórico a esse lugar de memória. Ao longo do texto, demonstrarei ainda como as imagens gestadas nesses ensaios visuais se relacionam com os processos de patrimonialização de Gorée, perturbando a historiografia acerca da escravidão sem, contudo, invalidá-la.

https://doi.org/10.20396/modos.v6i1.8667415
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