A pastora dos artistas e os amigos do museu
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Palavras-chave

Museu de Arte Moderna de São Paulo
Diná Lopes Coelho
Bienal
Redes sociais

Como Citar

NUNEZ, German Alfonso. A pastora dos artistas e os amigos do museu: O Museu de Arte Moderna de São Paulo, seus círculos de sociabilidade e a reconstrução do seu acervo (1968-1982). MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 7, n. 3, p. 470–503, 2023. DOI: 10.20396/modos.v7i3.8673291. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8673291. Acesso em: 3 maio. 2024.

Resumo

O artigo analisa a formação do acervo do Museu de Arte Moderna de São Paulo durante o período considerado como sua terceira fase (1968-1982), examinando a conversão de diferentes tipos de capitais entre artistas, membros das comissões, diretores e colecionadores. Durante essa etapa de reestruturação, o MAM-SP utilizou o Panorama de Arte Atual Brasileira como principal estratégia de aquisição, premiando e recebendo doações de artistas selecionados. É a partir desse evento recorrente que analisamos o museu. A pesquisa foca nas redes de relacionamento e conflitos característicos de empreendimentos culturais desse tipo, abordando assim a atuação dos responsáveis pelo museu, como Diná Lopes Coelho, a "Dama de Ferro" do MAM-SP, e os membros da diretoria e comissão de arte. A nossa hipótese sugere que o MAM-SP, à época, operava em um estado de incerteza, atuando como uma casa de câmbio entre os diferentes capitais. O acervo seria constituído a partir desse jogo de trocas, com o círculo de sociabilidade central a essa história antecedendo o próprio museu e o Panorama sendo responsável, em última instância, pelos processos decisórios que levam à formação desse novo acervo.

https://doi.org/10.20396/modos.v7i3.8673291
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