O circuito particular de exposições de arte no Rio de Janeiro na década de 1880
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Palavras-chave

Sistema da arte
Século XIX
Salas particulares
Sistema acadêmico
Sistema moderno

Como Citar

CARDOSO, Franciane Canêz; RIBEIRO, Niura Legramante. O circuito particular de exposições de arte no Rio de Janeiro na década de 1880: uma fase de transição do sistema de arte acadêmico para o moderno. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 1, p. 106–138, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i1.8674599. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8674599. Acesso em: 28 abr. 2024.

Resumo

O artigo constitui parte de uma pesquisa de doutorado que pretende analisar a trajetória de cinco salas particulares de exposições atuantes na década de 1880 no Rio de Janeiro: Salão De Wilde, Glace Élégante, Casa Vieitas, Galeria Moncada e o estúdio de Insley Pacheco. Com base nos dados coletados até então, em textos publicados entre 1880 e 1889, disponíveis na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional e que citam os espaços do circuito privado, objetiva-se analisar as características que compunham a imagem do artista, a experiência estética, a concepção de arte e a estrutura institucional vigentes durante o recorte temporal e geográfico da investigação. Amparado nas pesquisas de Larry Shiner, em que o filósofo defende uma possível organização sistêmica da arte em diferentes períodos históricos e na contribuição da autora Bruna Fetter, que discute a importância da organização institucional de cada época, este estudo apura as atividades artísticas e as relações entre os agentes do circuito privado do período e busca demonstrar que a década em questão constituiu uma fase de transição do sistema acadêmico para o moderno.

https://doi.org/10.20396/modos.v8i1.8674599
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