Imagem [tradicionalmente europeia] do Brasil
PDF

Palavras-chave

Imagem do Brasil
Exposição de Arte
Arte indígena
Ditadura Civil-Militar
Geopolítica

Como Citar

MARCELINO, Vitor. Imagem [tradicionalmente europeia] do Brasil: o apagamento da história e da produção artística e cultural dos povos indígenas na exposição panorâmica organizada pelo Museu de Arte de São Paulo em Bruxelas em 1973. MODOS: Revista de História da Arte, Campinas, SP, v. 8, n. 3, p. 520–555, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i3.8676249. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8676249. Acesso em: 24 abr. 2025.

Resumo

O seguinte artigo apresenta uma análise da exposição Imagem do Brasil, organizada pelo Museu de Arte de São Paulo, na cidade de Bruxelas no ano de 1973. A exposição fez parte da programa cultural da Brasil Export ’73, uma grande feira de exportação organizada pelo governo militar. O objetivo do artigo é examinar como uma narrativa histórica que excluiu os indígenas e valorizou as influências europeias para a história, arte e cultura do Brasil foi apresentada na exposição. Para realizar a análise, foram usados como base o catálogo da exposição, a teoria geopolítica adotada no período militar e um extrato de relatório sobre a feira encontrado no Sistema de Informações do Arquivo Nacional. Foi constado que houve um alinhamento ideológico entre a exposição e a perspectiva geopolítica dos militares, em um contexto no qual o governo federal buscou estreitar os laços econômicos com a Europa e contribuir para que o continente se distanciasse da influência soviética.

https://doi.org/10.20396/modos.v8i3.8676249
PDF

Referências

ALMEIDA, L. F. R. de. Geopolítica do Brasil e o debate teórico-ideológico sobre o golpe de 1964 e a ditadura militar. Lutas Sociais, São Paulo, v.18, n.32, p.34-49, jan./jun. 2014. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/ls/article/view/25690; acesso em: 01 fev. 2024.

BARDI, P. M. Toda a Arte Brasileira na Europa. In: VAMOS EXPORTAR – Boletim de divulgação da Feira Brasileira de Exportação. São Paulo, n. 2, p. 2, jun. 1973.

CHRISTIAENS, K. Why Brazil? The Belgian Mobilization Against Repression in Brazil and its Significance for Third World Solidarity Activism in the 1970s and Beyond. Journal of Belgian History, Bruxelas, v. XLIII, n. 4, p. 108-147, 2013. Disponível em: https://www.journalbelgianhistory.be/en/journal/belgisch-tijdschrift-voor-nieuwste-geschiedenis-xliii-2013-4/why-brazil-belgian-mobilization; acesso em: 15 fev. 2024.

COMISSÃO NACIONAL DA VERDADE. Violações de direitos humanos dos povos indígenas. Brasília, DF: Comissão Nacional da Verdade, 2014. Disponível em: http://cnv.memoriasreveladas.gov.br/images/pdf/relatorio/Volume%202%20-%20Texto%205.pdf; acesso em: 10 abr. 2023. Relatório, vol. II, texto 5.

COUTO, M. de F. M. Imagens eloqüentes: a primeira missa no Brasil. ArtCultura, Uberlândia, v. 10, n. 17, 2009. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/3230; acesso em: 9 jul. 2024.

DE MOURA, C. D. Street fight, vingança e guerra: artistas indígenas para além do “produzir ou morrer”. Espaço Ameríndio, Porto Alegre, v. 14, n. 1, p. 68-88, 2020. DOI: 10.22456/1982-6524.102736. Disponível em: https://doi.org/10.22456/1982-6524.102736; acesso em: 20 jan. 2024.

FICO, C. História do Brasil contemporâneo. São Paulo: Contexto, 2015.

GOMES, D. Santarém: Symbolism and Power in the Tropical Forest. In: MCEWAN, C.; BARRETO, C.; NEVES, E. (eds.). The unknown Amazon. London: British Museum Press, 2001, p. 134-155.

GUIMARÃES, I.; RUDGE, A. Bruxelas: o milagre brasileiro na Europa. Manchete, Rio de Janeiro, n. 1127, p. 20-26, 24 nov. 1973.

MAGALHÃES, A. G.; COSTA, H. Breve história da curadoria de arte em museus. Anais do Museu Paulista: História e Cultura Material, São Paulo, v. 29, p. 1-34, 2021. DOI: 10.1590/1982-02672021v29e15. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-02672021v29e15; acesso em: 3 fev. 2024.

MELLO, S. M. Brasil Export: um final sem festa, mas positivo. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. 9, 17 nov. 1973.

MELO, S. M. No início, a Brasil Export impressiona pela qualidade. O Estado de S. Paulo, São Paulo, p. 28, 8 nov. 1973. Reportagem parcialmente censurada. A versão sem censura está disponível em: https://acervo.estadao.com.br/pagina/#!/19731108-30250-nac-0028-999-28-cen; acesso em: 3 fev. 2022.

MIRANDA, J. S. de; VANNI, J. S. Brasil abre feira em Bruxelas. Folha de S. Paulo, São Paulo, caderno Economia, p. 27, 8 nov. 1973.

MUSEU DE ARTE DE SÃO PAULO. Image du Brésil/Beeld van Brazilië/Image of Brazil. Bruxelas, 1973, sem paginação. Catálogo de exposição.

NO MANHATTAN Center, a “Imagem do Brasil”. Folha de S. Paulo, São Paulo, p. 9, 12 nov. 1973.

OLIVEIRA, A. M. de. Um sonho de grandeza no Brasil da ditadura: a ideologia geopolítica de desenvolvimento do general Carlos de Meira Mattos (1964-1974). Ideias, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 254–281, 2016. DOI: 10.20396/ideias.v6i2.8649469. Disponível em: https://doi.org/10.20396/ideias.v6i2.8649469; acesso em: 20 jan. 2024.

SCHAAN, D. Into the Labyrinths of Marajoara Pottery: Status and Cultural Identity in Prehistoric Amazonia. In: MCEWAN, C.; BARRETO, C.; NEVES, E. (eds.). The unknown Amazon. London: British Museum Press, 2001, p. 109-133;

SERVIÇO NACIONAL DE INFORMAÇÕES. A feira brasileira de exportação Brasil Export 73 – Extrato de relatório. Brasília: Serviço Nacional de Informação, 30 mai. 1974, p. 110-180. Disponível em: http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/BR_DFANBSB_N8/0/PSN/EST/0252/BR_DFANBSB_N8_0_PSN_EST_0252_d0001de0001.PDF; acesso em: 25 jan. 2024.

SIMÕES, I. dos brasis: Para histórias da arte que sejam brasileiras de fato, ou A farsa da arte branco-brasileira, ou Os Negros estão aqui. In: SESC. dos brasis: Arte e Pensamento Negro. São Paulo: Sesc, 2023, p. 23-30. Catálogo de exposição. Disponível em: https://indd.adobe.com/view/publication/a369677b-1283-4650-a94c-8890f9320b35/1/publication-web-resources/pdf/catalogo_PDF_Adobe.pdf; acesso em 17 fev. 2024.

SILVA, Vitor Marcelino da. A construção coletiva de "Amazônia": fotografia e política no livro de Claudia Andujar e George Love. 2022. Tese (Doutorado em Estética e História da Arte) - Estética e História da Arte, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2022. doi: 10.11606/T.93.2022.tde-03012023-182430. Disponível em https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/93/93131/tde-03012023-182430/pt-br.php; acesso em: 14 out. 2024.

VAMOS EXPORTAR – Boletim de divulgação da Feira Brasileira de Exportação. São Paulo, n. 1, 1973. Depositado no Centro de Pesquisas do MASP.

VISENTINI, Paulo G. Fagundes. A política externa do regime militar: da ideologia ao pragmatismo. Locus: Revista de História, [S. l.], v. 28, n. 1, p. 38–63, 2022. DOI: 10.34019/2594-8296.2022.v28.36329. Disponível em: https://doi.org/10.34019/2594-8296.2022.v28.36329; acesso em: 02 fev. 2024.

VLACH, Vânia Rubia Farias. Estudo preliminar acerca dos geopolíticos militares brasileiros. Terra Brasilis: Revista da Rede Brasileira de História da Geografia e Geografia Histórica [S. l.], v. 4, n. 5, p. 1-15, 2003. DOI: https://doi.org/10.4000/terrabrasilis.359. Disponível em: http://journals.openedition.org/terrabrasilis/359; acesso em: 29 jan. 2024.

Creative Commons License

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Vitor Marcelino

Downloads

Não há dados estatísticos.