Art histories and indigenous visualities
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Curatorship
Exhibitions
Indigenous art
Contemporary art
History and historiography

How to Cite

OLIVEIRA, Emerson Dionisio Gomes de; MALTA, Marize; COUTO, Maria de Fátima Morethy. Art histories and indigenous visualities. MODOS, Campinas, SP, v. 8, n. 2, p. 1–21, 2024. DOI: 10.20396/modos.v8i2.8677172. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/mod/article/view/8677172. Acesso em: 17 jul. 2024.

Abstract

This issue of MODOS: Revista de História da Arte features twenty new texts. Among them, we would like to highlight the articles in the dossier "Curatorial processes and exhibitions of indigenous art in/of Latin America". The selected texts discuss the broad process of reflection that seeks to examine the historical conditions in which indigenous visual productions are being seen, exhibited and understood. The issue lies not only in the belated strategies to give greater visibility to the production of indigenous artists and incorporate it into institutional collections dedicated to the arts, but also in the predisposition to question our intellectual apparatus, which has established classificatory hierarchies, aesthetic frameworks and rigid forms of thought that have structured the canonical art history.

https://doi.org/10.20396/modos.v8i2.8677172
PDF (Português (Brasil))

References

ALBUQUERQUE DE MORAES, A. C. Seres em metamorfose: Sonhos, de Claudia Andujar, e o perspectivismo ameríndio. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 219–258, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8675612; acesso em: jun. 2024.

BUROCCO, Laura. Processos coletivos de aprendizados dentro de espaços institucionais de arte. As exposições Nhe’ Porã: Memória e Transformação de Daiara Tukano e Escola Panapaná de Denilson Baniwa. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 561–599, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8675004; acesso em: jul. 2024.

CAFFÉ, J.; GONTIJO, J. Expor o sagrado: o caso do manto tupinambá na exposição Kwá Yepé Turusú Yuriri Assojaba Tupinambá. MODOS: Revista de História da Arte, v. 7, n. 2, p. 23–47, 2023. Disponível em: 10.20396/modos.v7i2.8670562; acesso em: maio 2024.

CARNEIRO, A. Duhigó. Rede Macaco. Texto informativo. Site Oficial do Museu de Arte de São Paulo, 2021. Disponível em: https://masp.org.br/acervo/obra/rede-macaco; acesso em: maio 2024.

CESARINO, L. Colonialidade interna, cultura e mestiçagem: repensando o conceito de colonialismo interno na antropologia contemporânea. Ilha, Revista de Antropologia, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 73-105, 2018. Disponível em: 10.5007/2175-8034.2017v19n2p73; acesso em: maio 2024.

COSTA, J. F. R. Arte NFT, um Enquadramento Aurático. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 145–168, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8675802; acesso em: jun. 2024.

DINATO, D. ReAntropofagia: a retomada territorial da arte. MODOS: Revista de História da Arte, v. 3, n. 3, p. 276–284, 2019. Disponível em: 10.24978/mod.v3i3.4224; acesso em: maio 2024.

FABRIS, Y.; CORRÊA, R. de O. A mesma exposição, acionamentos conceituais distintos: reflexões sobre a reencenação d’A Mão do Povo Brasileiro. MODOS: Revista de História da Arte, v. 6, n. 2, p. 20–57, 2022. Disponível em: 10.20396/modos.v6i2.8668469; acesso em: maio 2024.

GALUCIO, A. V. (org.). Narrativas tradicionais Sakurabiat. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2006.

GOLDSTEIN, I. S. Da “representação das sobras” à “reantropofagia”: Povos indígenas e arte contemporânea no Brasil. MODOS: Revista de História da Arte, v. 3, n. 3, p. 68–96, 2019. Disponível em: 10.24978/mod.v3i3.4304; acesso em: maio 2024.

GOLDSTEIN, I. S.; SOUZA, A.B.B. de; BARCELOS NETO, A. Processos curatoriais e exposições de artes indígenas na/da América Latina. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 260–292, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8676991; acesso em: jul. 2024.

GOULART, M.; FARIAS, J. M. Ensaio manifesto - estética de existência: presença indígena em Porto Alegre - para que não desabe o céu. MODOS: Revista de História da Arte, v. 7, n. 1, p. 399–428, 2023. Disponível em: 10.20396/modos.v7i1.8670590; acesso em: maio 2024.

JESUS DA SILVA, Glicéria. O voo do Manto e o Pouso do Manto: uma jornada pela memória Tupinambá. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 294–333, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8675041; acesso em: jun. 2024.

LAGROU, Els. Arte ou artefato? Agência e significado nas artes indígenas. Proa, Revista de Antropologia e Arte, n.2, v. 1, p.1-26, nov. 2010. Disponível em: https://doi.org/10.20396/proa.v2i.16419; acesso em: jun. 2024.

LEITE, Y. Sakurabiat: um eterno renascer. In: GALUCIO, A. V. (org.). Narrativas tradicionais Sakurabiat. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2006, p.15-17.

LIMA, N. T. de M. de. Os homens veem um boi: uma breve reflexão sobre a representação da espécie bovina no contexto brasileiro. MODOS: Revista de História da Arte, v. 7, n. 1, p. 370–397, 2023. Disponível em: 10.20396/modos.v7i1.8670579; acesso em: maio 2024.

MEDEIROS, A. Quantos "modernismos" cabem numa modernidade?. MODOS: Revista de História da Arte, v. 6, n. 3, p. 300–316, 2022. Disponível em: 10.20396/modos.v6i3.8668870; acesso em: maio 2024.

MORAIS, F. Arte é aquilo que eu e você chamamos arte. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2018.

PINEDA REPIZO, A. F. ¿Apropiación o canibalismo? Una mirada a una vieja cuestión en el cruce entre arte y subjetividad. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 64–104, 2024. Disponível: 10.20396/modos.v8i2.8674744; acesso em: jun. 2024.

PITTA, F. M. A ‘breve história da arte’ e a arte indígena: a gênese de uma noção e sua problemática hoje. MODOS: Revista de História da Arte, v. 5, n. 3, p. 223–257, 2021. Disponível em: 10.20396/modos.v5i3.8666380; acesso em: maio 2024.

PITTA, F. M. “Aumentando a nascente escola brasileira": A exposição de Almeida Júnior em 1882, a aquisição de suas obras pelo governo Imperial e a questão da arte nacional. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 170–217, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8675926; acesso em: jun. 2024.

RACY, G. O Brasil na visão dos Portugueses: Representações do povo e das terras brasileiras no século XVI. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 22–62, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8674929; acesso em: jun. 2024.

REINALDIM, I. Produção cultural indígena e história da arte no Brasil: Exposições e seus enunciados (parte I – Alegria de Viver, Alegria de Criar). MODOS: Revista de História da Arte, v. 3, n. 3, p. 135–151, 2019. Disponível em: 10.24978/mod.v3i3.4303; acesso em: maio 2024.

REINALDIM, I. Produção cultural indígena e história da arte no Brasil: entre arte e artefato, armadilhas como problema metodológico. MODOS: Revista de História da Arte, v. 1, n. 1, p. 25–39, 2017. Disponível em: 10.24978/mod.v1i1.727; acesso em: maio 2024.

SAKYRABIAR, E. P. Amenoka - quando Arukwayõ virava onça. In: GALUCIO, A. V. (org.). Narrativas tradicionais Sakurabiat. Belém: Museu Paraense Emílio Goeldi, 2006, p.83.

SANTIAGO JÚNIOR, F. das C. F. A infelicidade era Panofsky: notas sobre a história da historiografia da arte de Georges Didi-Huberman como agon. MODOS: Revista de História da Arte, v. 8, n. 2, p. 106–143, 2024. Disponível em: 10.20396/modos.v8i2.8673026; acesso em: jun. 2024.

SANTOS, M. S. dos. O afro nas artes visuais: conceituação e abordagem em livros escolares de Arte, História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. MODOS: Revista de História da Arte, v. 6, n. 1, p. 51–81, 2022. Disponível em: 10.20396/modos.v6i1.8667606; acesso em: maio 2024.

SILVA, F. L. da. O monumento do “guerreiro guarani”: o chafariz de Conceição de Mato Dentro e a memória da independência em Minas Gerais. MODOS: Revista de História da Arte, v. 6, n. 3, p. 216–243, 2022. Disponível em: 10.20396/modos.v6i3.8668874; acesso em: maio 2024.

TATE. Tate launches new programme to increase the representation of Indigenous artists in its collection. Comunidado à imprensa. Site oficial da instituição. Disponivel em: https://www.tate.org.uk/press/press-releases/tate-launches-new-programme-to-increase-the-representation-of-indigenous-artists-in-its-collection; acesso em: maio 2024.

VIANA, M. L. Culturalidades brasileiras: arte decorativa no salão nacional de belas artes (1930-1940). MODOS: Revista de História da Arte, v. 6, n. 3, p. 93–122, 2022. Disponível em: 10.20396/modos.v6i3.8670317; acesso em: maio 2024.

VOLPI, M. C. Composições zoológicas: Errâncias transatlânticas de objetos feitos com aves, penas e insetos até os oitocentos. MODOS: Revista de História da Arte, v. 2, n. 2, p. 252–269, 2018. Disponível em: 10.24978/mod.v2i2.1163; acesso em: maio 2024.

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.

Copyright (c) 2024 Emerson Dionisio Gomes de Oliveira, Marize Malta, Maria de Fátima Morethy Couto

Downloads

Download data is not yet available.